Saúde e bem-estar dos professores serão temas abordados em Formação Continuada

Inscrições do evento seguem até 15 de fevereiro no site da URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
31/01/2022

A Formação Continuada para professores e gestores 2022 da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, abre um espaço para o diálogo sobre temas como saúde e adoecimento de docentes, gestão de conflitos em espaços escolares e saúde mental na escola. Além disso, a neurociência da aprendizagem, ferramentas digitais de ensino e comunicação, serão temas que poderão auxiliar os educadores a lidar melhor com os desafios da profissão. 

A importância da abordagem do assunto se dá à alta incidência de burnout entre professores, doença relacionada ao trabalho caracterizada por desgastes físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional. Muitos estudos acadêmicos comprovam que o trabalho do docente pode ser enriquecedor e se constituir como fonte de realização pessoal, mas também pode se refletir como fonte de estresse e adoecimento. Esta dualidade acontece porque o professor experimenta altas demandas de trabalho, ao mesmo tempo em que a sua profissão se caracteriza como oportunidade de desenvolvimento e motivação ao cumprir o importante papel social de educar. 

Dentre as atribuições do professor, estão tarefas como participar da elaboração da proposta pedagógica da escola e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica. Além disso, os educadores devem zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Soma-se a isso o fato de que, diante da pandemia de Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, os professores foram desafiados a trabalhar atendendo aos alunos de forma on-line, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem o que pode ter exposto muitos profissionais da educação a situações de estresse.

 

Sobre a Formação Continuada

A URI/FW, está promovendo um curso de Formação Continuada para professores e gestores com a temática “Percursos Formativos: A docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”. O evento ocorrerá de fevereiro a julho e os interessados podem se inscrever no site da universidade, na página de Inscrições, até o dia 15 de fevereiro. 

O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de Educação Básica. O evento será ofertado na modalidade híbrida, contando com momentos on-line e presenciais.