Saúde e Educação: projeto promove ações sobre os temas durante a pandemia

Palestras e oficinas são realizadas em escolas e creches da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
02/01/2023

O período pandêmico trouxe uma série de novas demandas envolvendo a saúde e a educação. Com o retorno das aulas presenciais, essas dúvidas também chegaram às escolas da região. Foi buscando trazer esclarecimentos sobre os assuntos que o curso de Enfermagem da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, iniciou em 2021, o projeto de extensão “Saúde e educação em tempos de pandemia”.


Coordenado pela professora Adriana Rotoli, a iniciativa desenvolveu trabalhos de promoção de saúde como palestras para estudantes de escolas municipais e estaduais e oficinas de educação em saúde em tempos de pandemia para cuidadoras de creches de escolas infantis.

O projeto conta atualmente com um bolsista remunerado e outros dois voluntários, além da colaboração da Secretaria de Saúde e diretores das escolas participantes. Temas como ansiedade e sexualidade na adolescência também foram abordados posteriormente para estudantes do ensino fundamental.


Para o bolsista Eduardo Petrikoski, do sexto semestre do curso de Enfermagem da URI/FW, além do conhecimento obtido, o trabalho desenvolvido no projeto trouxe benefícios como a melhora da fala em público.


– As vantagens são muitas, os conhecimentos agregados e a experiência adquirida são de suma importância para o desenvolvimento acadêmico. O que mais me chamou atenção foram os diferentes contextos em que os alunos se encontram, e como isso influencia na forma como interagem durante as intervenções – citou o estudante.


As atividades do projeto seguirão sendo desenvolvidas durante todo o ano de 2023.

Confira as imagens: