Seminário de Tecnologias em Educação: Entrevista com Luis Motta

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
23/06/2014

Encerram na quinta-feira, 26, as inscrições para a 5ª edição do Seminário de Tecnologias e Educação e I Seminário Núcleo de Tecnologias Educacionais, evento que será realizado na URI – FW, dia 11 de julho.


Trata-se de um evento promovido pela Universidade, em parceria com órgãos municipais e regionais da Educação, que visa contribuir com a formação dos professores com vistas à utilização das tecnologias.


Um dos palestrantes do evento, Luis Motta (Colégio Israelita – POA), que às 13h falará sobre o tema: “As tecnologias transformarão a educação?”, adiantou o assunto em entrevista à Assessoria de Comunicação da URI. Confira:


 

 

Assessoria de Comunicação - Em que medida as tecnologias incrementam na aprendizagem dos estudantes?
Luis Motta - As crianças e jovens deste milênio não são iguais as crianças e jovens do século 20. As demandas desses "nativos digitais" são bem diferentes. Manter o interesse e atenção de uma geração que tem o mundo em suas mãos através de um dispositivo móvel é um grande desafio para qualquer educador. Se os educadores pensarem a tecnologia como somente "mais uma ferramenta" apenas reproduzirão em outras mídias tecnológicas já existentes. Mas, se os educadores absorverem um pouco de como os jovens percebem o mundo através da tecnologia e usarem todas as tecnologias como auxiliares (não ferramentas - ferramenta é apagador) incrementarão em muito o aprendizado dessa geração com pouca tolerância ao estático e sedenta por dinamismo e movimentos.

Assessoria de Comunicação - Quais as principais dificuldades para inserir a tecnologia na escola?
Luis Motta - No meu entender, inserir a tecnologia em uma escola é muito fácil, pois adquirir insumos tecnológicos é muito fácil. A grande dificuldade está em quebrar paradigmas, principalmente com os colegas professores que, por ditames de sua formação (que as escolas superiores ainda não se  atualizaram) não entendem ou não tem a mente aberta para, por exemplo, usar um smartphone como aliado em seu processo pedagógico.


Assessoria de Comunicação - Qual é a perspectiva para o futuro, considerando a união da tecnologia à educação?

Luis Motta - Se vencidas as barreiras citadas em minhas respostas anteriores: uma formação diferenciada para os professores nas universidades e uma nova visão sobre a educação e as tecnologias, teremos uma sala de aula muito mais interessante e atualizada, com alunos e professores acima de tudo motivados para aprender e contextualizar tudo aquilo que esse oceano de conhecimento disponível na internet, por exemplo, proporciona. Não esquecendo que, a maior e mais incompreensível tecnologia está dentro de nós mesmos... O cérebro.



Sobre o Semi

Confira as imagens: