Sincol tem participação de representantes de 13 Estados

Evento sediado na URI/FW contou com mais de 300 inscritos e com 173 trabalhos encaminhados para apresentação e discussão

Frederico Westphalen
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Adriana Folle
23/09/2024

Com o tema Educação Básica e Superior: Desafios e compromissos para a vida democrática o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da URI/FW promoveu o Sincol, entre os dias 17 e 19 de setembro. A programação também incluiu o 13º Simpósio Nacional de Educação, o 6º Ciclo de Estudos em Educação e o 7º Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores.


O evento contou com 303 inscritos, representando 13 Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, e seis países: Brasil, Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha e Paraguai. No total, 173 trabalhos foram encaminhados para apresentação e discussão.


A proposta do Sincol se materializou a partir de 10 eixos que balizaram todo o trabalho, sendo Educação Infantil, Cidades que Educam e Transformam, Juventudes, Ensino Médio e EJA, Internacionalização, Avaliação, Formação de Professores, Educação e Tecnologias, Diversidade, Educação e Inclusão, Educação Integral e Educação Básica e Alfabetização e Letramento.

 

Programação

O Sincol contou com a participação de pessoas renomadas que engrandeceram as atividades. A conferência de abertura foi proferida pelo doutor Rui Trindade da Universidade do Porto, de Portugal, fazendo um amplo debate sobre o tema do evento. As palestras foram também de grande valia, pois provocaram reflexões sobre Ensino Médio, tema conduzido pela doutora Mônica Ribeiro da Silva (UFPR), que apresentou um olhar comprometido de quem se dedica a estudar as políticas para o Ensino Médio, propondo compreender como as políticas impactam o cotidiano das escolas.


Também, a professora do PPGEDU, doutora Jaqueline Moll, referência nacional no estudo da Educação Integral, abordou esta temática fazendo o público pensar que estar em tempo integral na escola, não necessariamente, define educação integral. A educação integral pressupõe e promove a formação para vida. Ainda, esteve presente a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), doutora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG) que em sua palestra deu uma aula sobre políticas de formação de professores e os impactos que essas políticas têm no cotidiano das escolas e das universidades que formam professores.


Além disso, o doutor Márcio Tascheto falou sobre as Cidades que educam e (se) transformam, mostrando o quanto é importante as pessoas conhecerem suas cidades, avaliarem o que precisa ser feito e, assim, poderem propor políticas públicas mais efetivas.

Para fechar as atividades, o Sincol contou com a doutora Dora Maria Ramos Fonseca, da Universidade de Aveiro – PT, que tratou sobre um tema atual, importante e que tem sido muito debatido em todo o mundo: Desafios e compromissos da internacionalização para a educação e a vida democrática.


Segundo a coordenadora do Sincol Sílvia Regina Canan, foram três dias marcados por muitas reflexões, aprendizagens, trocas de conhecimento, fortalecimento de amizades e de renovar as esperanças na educação. “Socializar e articular estudos e reflexões sobre demandas urgentes da educação na contemporaneidade, nos diferentes níveis de ensino, as quais perpassam tanto questões de ordem estrutural e social quanto metodológicas e pedagógicas, científicas e humanistas, foi muito importante. Por isso, não foi somente um evento, foi uma grande oportunidade de pensarmos a educação em sua integralidade”, frisa Silvia.


O Sincol contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) na organização de evento. A próxima edição do Sincol será realizada em 2026.


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