Small Farm Hub fortalece sua atuação desenvolvendo diversas ações

O objetivo das iniciativas é conectar empresas, universidades e outras instituições que tenham o desejo de projetar e prospectar a inovação e o desenvolvimento regional

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
25/07/2023

O Small Farm Hub, que tem como mantenedoras a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, e a Sicredi Conexão, no primeiro semestre de 2023, foi sede de muitos eventos, todos com o intuito de informar, conectar iniciativas e facilitar a execução das ideias. Este Hub, sediado na URI/FW, é um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais. Ele propõe a aproximar produtores, empresas, startups, os diferentes níveis de governo, as instituições científicas e tecnológicas, as agências de fomento, organizações da sociedade civil e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio, para a troca de informações e co-criação.


Entre as atividades desenvolvidas neste ano, está o incentivo e participação no primeiro grupo voltado a inovação de FW (Frederico Inova +), e a presença de seus representantes em eventos de inovação no agronegócio, como o South Summit Porto Alegre, Itaipu Rural Show, Agtech Garage em Piracicaba/SP e Feira do Peixe em Taquaruçu do Sul. Também, estão incluídas nas ações do semestre, a condução de programações, como o workshop com cursos da área da saúde da URI/FW e o desenvolvimento de um Hackathon. Ainda, o Hub formou parcerias para o incentivo de startups, como a RenovaEco, participa da criação da primeira Lei de Inovação de Frederico Westphalen, e esteve representando no Parque Tecnológico da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado/RS para formação de parceria com a REGINP - Rede Gaúcha de Ambientes de inovação.


Eventos 

Fortalecendo sua atuação, o hub foi responsável também por organizar a live “O futuro do agro: perspectivas e oportunidades por meio da inovação”, transmitida através da Sicredi Conexão, pelo canal do Youtube @HUBINOVACAO, com o convidado Alexandre Chequim Digifarmz. O objetivo foi dialogar sobre inovação no agro, trazendo experiências bem-sucedidas e exemplos de soluções que os agricultores poderão se conectar por meio do hub. A live foi conduzida pelos professores Ana Paula Pessotto e Gilson Panosso, e obteve 233 visualizações até o momento.


Com o tema “Projeções e tendências econômicas no agronegócio: o que esperar para o segundo semestre de 2023?”, também foi promovida a palestra, ministrada por Filipe Kalikoski, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas, dentre elas representantes das mantenedoras URI e Sicredi, docentes e discentes da URI, IFFAR e UFSM, produtores rurais e público em geral. O evento foi gratuito e contou com a participação dos mediadores, professor, Luís Pedro Hillesheim, e diretor de Negócios da Sicredi Conexão, André Zanon.


Integrando as atividades, o hub ainda lançou o “Conexão com startups – desafio do agro”, com o objetivo de buscar startups para serem incubadas no hub, que ofereçam soluções para o agronegócio e que possam ser implementadas nas propriedades dos agricultores da região. Estão inscritas, até o momento, sete startups.


Segundo semestre 

Integrando as ações do segundo semestre, o Small Farm Hub, em parceria com o Sebrae-RS, a URI/FW e a Sicredi Conexão, realizará o “Workshop startando uma startup”. O objetivo é simplificar a compreensão de como é o dia a dia de uma startup, perfil dos empreendedores que buscam a inovação como geração de valor em soluções disruptivas, além de desenvolver as competências e estimular a criatividade e o entendimento sobre validação de ideias, modelagem de negócios, Pitch e o universo das startups. 


Outro evento está programado para setembro, o “Hack lab agro”, que é um hackaton para desenvolvimento de ideais voltadas aos desafios do agronegócio na região. No mesmo mês, ainda será realizado um momento com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, Simone Stülp, sediado pela URI/FW, envolvendo empresas do ramo de inovação, estudantes, professores e sociedade.


Seguindo o cronograma, ocorrerá também o “Startup RS Start”, que será desenvolvido pelo hub em parceria com o Sebrae-RS, para incubação das ideias geradas no hackaton e outras sugestões que poderão também ser inscritas. Por fim, o hub irá finalizar o calendário de 2023, proporcionando o 1º Fórum de Inovação da região, que ocorrerá em dois dias na URI/FW, com um cronograma com diversas atividades, convidados e disseminação de informações.