Small Farm Hub lança espaço de funcionamento

Inauguração do ambiente acontece nesta sexta-feira, 4, na URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Projeto, lançado em abril, recebeu dois prêmios na Expointer

Isabela Vanzin da Rocha
01/11/2022

O projeto Small Farm Hub, da URI e da Sicredi Conexão, lança, nesta sexta-feira, 4 de novembro, às 16 horas, seu espaço de funcionamento. O Small Farm Hub faz parte do Projeto Agrotec Norte, vinculado ao Programa Inova RS, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.


O ambiente será em uma sala anexa ao Salão de Atos da universidade, voltado ao desenvolvimento de inovação e tecnologias para pequenas propriedades rurais. Na oportunidade, estão convidados a participar autoridades locais, regionais, profissionais da área de educação e empresários relacionados ao projeto.


Segundo o coordenador do Small Farm Hub, professor Gilson Henrique Panosso, o espaço é inovador, arquitetado para permitir e gerar criatividade em quem o ocupar. “O ambiente foi projetado por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, sob monitoramento dos professores Renato José Dall Agnol e Lucimery Dal Medico. Aproveitamos essa oportunidade para fazer com que os alunos colocassem em prática tudo que têm aprendido em sala de aula”, explica Panosso.


- A sala é diferenciada, teremos ambientes direcionados a start-ups residentes, que poderão ocupá-los após passar por uma banca de avaliação ou participar de editais que serão abertos nos próximos meses e tenham conexão com o propósito do Small Farm Hub. O local também terá espaço para co-working, então empresários e instituições poderão usar para trabalho e reuniões - acrescenta o coordenador.


Sobre o projeto

O projeto Small Farm Hub tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação, sendo também espaço propício ao empreendedorismo. Pioneira, a iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes. Por meio deste projeto, é possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação. Atualmente, o Small Farm Hub serve de base para 131 municípios do Norte do Estado do Rio Grande do Sul.


AgroTec Norte e Inova RS

O Small Farm Hub faz parte do Agrotec Norte, do Inova RS, feito para toda a comunidade do Estado. O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.


A visão de futuro do Inova RS é que, em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.


O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.


Por se tratar de um projeto que visa fortificar o ecossistema regional de inovação, ele é constituído por diversas instituições que coordenam atividades, como a URI/FW, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus de Frederico Westphalen e a Agrare, bem como diversas instituições e organizações parceiras de representatividade regional.