Técnico em Eletrotécnica da URI capacita profissionais para o mercado de trabalho

Curso faz parte das novidades da Escola Básica da universidade e tem duração de dois anos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
12/05/2023

O Curso Técnico em Eletrotécnica da Escola de Educação Básica da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem o objetivo de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho com conhecimentos teóricos e práticos, para que estejam aptos a elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, além de sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial, realizando a programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais. 


Com estrutura de ponta para realização das aulas e duração de 1,2 mil horas divididas em dois anos, possibilitando formação rápida, o curso capacita profissionais a reconhecer e aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, além de atuar no assessoramento de empresas atuantes no setor, de forma a auxiliar na tomada de decisões, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo.


O professor do curso, Renato Cezar Catani, comenta que na turma atual há alunos que já atuam na área e, também, outros que começaram o curso para despertar ainda mais seu interesse pela eletricidade. “Eles estão entusiasmados com as práticas e dedicados em adquirir conhecimento para atuar em empresas locais e, até mesmo, do restante do Estado. É uma satisfação muito grande ser professor desta formação, principalmente em virtude de ser um egresso da turma de Engenharia Elétrica da URI/FW, e agora poder repassar os conhecimentos para outras pessoas. Inicialmente, trabalhamos a disciplina Elementos de Eletrotécnica, através da qual os estudantes aprenderam o embasamento, tanto teórico quanto prático, da primeira parte de eletricidade, envolvendo cálculos, dimensionamentos, circuitos, diagramas e montagens de painéis em geral. Agora, trabalharemos a disciplina Projetos e Instalações elétricas I, com a ideia de aplicar a metodologia aprendida com dimensionamentos e projetos na prática”, explica Catani.


Entre os diferenciais do curso, estão a infraestrutura, devido ao espaço compartilhado com a universidade, aulas em laboratórios equipados e qualificados, aulas práticas de formação em laboratório dedicado, aulas práticas em empresas parceiras, com inserção no ambiente de trabalho, metodologia prática, com aprimoramento de tomada de decisão e participação ativa, professores qualificados, com experiência prática e inseridos no mercado de trabalho: especialistas, mestres e doutores, professores com experiência em ‘chão de fábrica e de obra’, visitas técnicas e aulas in loco, além de serviços especializados oferecidos pela universidade: psicóloga, psicopedagoga, núcleo de acessibilidade, nutricionista e ambulatório de Enfermagem.