Tecnologia em Agropecuária: alunos desenvolvem receitas com produtos feitos em suas propriedades

Aula prática faz parte da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini
08/11/2022

Como forma de aliar a teoria aprendida na sala de aula com a prática vivenciada no dia a dia das propriedades rurais, o curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW promoveu uma aula prática na disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, do sexto semestre, no último dia 28 de outubro. 

Na oportunidade, os acadêmicos, acompanhados dos professores Roseli Maria Lamb Zanchin e Luis Pedro Hillesheim, estiveram no Laboratório de Nutrição da universidade e desenvolveram diversas receitas com produtos trazidos das propriedades rurais dos alunos. Com a atividade, os estudantes puderam visualizar na prática o conteúdo teórico visto em sala de aula, como no caso da técnica de branqueamento em vegetais, em que foi utilizado mandioca.

Os alunos também puderam produzir sal temperado, com o objetivo de exemplificar a técnica de desidratação de temperos e redução de consumo de sódio. Outro exemplo foi a preparação de molho de tomate em conserva, que demonstra que a subsistência das famílias pode mudar com a própria industrialização das suas matérias-primas.

Para a coordenação do curso, práticas como estas são importantes para o desenvolvimento rural, pois representam uma forma de valorização da agricultura familiar e de incentivo às agroindústrias familiares, já que todos os alunos são agricultores. Para a professora Roseli, a disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal vem ao encontro da realidade vivida pelos alunos e suas famílias, já que as técnicas ensinadas permitem que os produtores agreguem valor ao que é produzido nas propriedades.

Já os acadêmicos destacaram que os produtos vistos em aula podem fazer parte de uma agroindústria de baixo custo utilizando a matéria-prima que já é produzida no campo pelas famílias.



Confira as imagens: