Tecnologia em Agropecuária promove atividades para o início do semestre

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
09/03/2022

O curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, vinculado ao Programa Regional de Formação para Sucessão Rural, iniciou o primeiro semestre de 2022 promovendo ações com alunos e professores.


Segundo o coordenador do curso, professor Gelson Pelegrini, as atividades da primeira alternância foram realizadas com ótima participação das turmas. “Tivemos o seminário de início de semestre na última semana e, apesar do momento que vivemos, os acadêmicos estão motivados para continuar o curso e construir oportunidades para as famílias e fazer a sucessão das suas unidades de produção”, comenta.


O curso, que visa a formação de agricultores de nível superior em prol da sucessão do campo e das unidades de produção da região, trabalha ferramentas da Pedagogia da Alternância, como a construção do Projeto Profissional e de Vida de cada estudante junto às propriedades de suas famílias. As atividades deste semestre iniciaram com a primeira alternância das turmas que têm convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, e com as prefeituras da região do Médio Alto Uruguai.


No momento, 15 municípios da região possuem termo de cooperação com o curso de Tecnologia em Agropecuária da URI, convênio que estabelece que as prefeituras auxiliem na mensalidade e também na implantação dos projetos dos alunos.


Atualmente, são mais de 100 agricultores e agricultoras - pois há grande presença feminina no curso - que buscam a formação para a sucessão rural, em processo de formação em três turmas. As próximas atividades de alternância do curso acontecerão nos dias 11 e 12 de março, em Alpestre.

Confira as imagens: