Tecnologia em Agropecuária promove aula prática de produção de hambúrguer artesanal e derivados de leite

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
23/09/2021

Os alunos do sexto semestre do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW participaram nesta terça-feira, 22, de uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Alimentos. Na oportunidade, os acadêmicos, acompanhados de colegas do curso de Química Industrial e da professora da disciplina, Roseli Maria Lamb Zanchin, reuniram-se no Laboratório de Nutrição da URI e produziram hambúrgueres e derivados de leite.

 

Os alunos trouxeram de suas propriedades diversos produtos como agentes da matéria-prima, os quais são produzidos por eles e suas famílias. Durante a aula, foram desenvolvidas diversas receitas pelos alunos, que puderam visualizar na prática o conteúdo teórico, cujo ensinamento é uma das características do curso. Foram produzidos bife para hambúrguer de carne de gado, realizando o preparo com farinha de rosca, ovos, sal e temperos a gosto, e foi moldado o bife e preparado na frigideira, mas a dica de preparo é que pode ser realizado em grill ou chapa quente.

 

O queijo utilizado na montagem do hambúrguer foi adquirido do Laticínio da Cotrifred, e foi acrescentado alface e tomate em fatias. Nos derivados de leite, foi processado o queijo “Cottage” com adição de temperos como orégano avaliando a textura, sabor e aroma, o qual pode ser utilizado em preparos de pratos com massas. 

 

Os alunos também puderam acompanhar o processo da reação de Maillard, que por ser uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor, obtendo-se produtos que dão sabor, odor e cor aos alimentos, na aula prática foi produzido doce de leite e rapadurinha de leite.

 

Segundo a professora Roseli, práticas como estas são importantes para o desenvolvimento rural, pois representam uma forma de valorização da agricultura familiar e de incentivo às agroindústrias familiares. “É por meio de ações como estas que observamos a importância e a relevância da agricultura familiar na produção de alimentos”, frisa.

 

A professora ainda comenta que a disciplina de Tecnologia de Alimentos vem muito ao encontro dos alunos e de suas famílias, especialmente no que diz respeito à questão de produção de alimentos para a subsistência de suas famílias, pois esta técnica permite às famílias agregar valor aos produtos por estarem processando seus próprios alimentos. Roseli comenta ainda que a grande satisfação desta aula prática foi a realização de várias técnicas ao mesmo tempo, nas quais abrangeu-se vários assuntos da disciplina e que todos os alunos fizeram ótimas produções. “Mesmo os meninos, que não estão acostumados a trabalhar na cozinha no dia a dia. Isso demostra a importância da atividade de cada um, independente do sexo, e que a produção para a subsistência não é hoje direcionada apenas para mulheres e sim para a família”, completa.


Confira as imagens: