Últimos dias de inscrições para cursos de graduação na URI/FW

Interessados têm até 24 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
03/02/2023

As inscrições para cursar uma graduação na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, estão abertas até o dia 24 de fevereiro no site da universidade. O processo seletivo acontece por meio de redação on-line ou utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.


Para os alunos que ingressarão no ensino superior em qualquer um dos cursos de graduação da URI/FW no primeiro semestre de 2023, a universidade oferece, por meio da campanha URI para VOCÊ, oportunidades de estudos gratuitos, além de vagas de Crédito Educativo (CREDIURI).


A campanha oferece 79 bolsas de estudos 100% via Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oportunizam o ingresso em qualquer uma das 26 graduações da URI de forma gratuita, conforme regulamento disponível no Serviço de Atendimento ao Estudante e cujas inscrições iniciam, pelo Prouni, no dia 28 de fevereiro.


As 170 vagas para créditos pré-aprovados, de até 50%, pelo CREDIURI, serão disponibilizadas conforme requisitos norteados pela Resolução 2829 CUN/2020 da URI, válidos desde a primeira parcela e em valores correspondentes ao semestre parcelado em seis vezes.


O objetivo da campanha é possibilitar, cada vez mais, o ingresso da comunidade no ensino superior. A diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti, ressalta que a URI, como universidade comunitária, constituída nesta e para esta região, tem um compromisso em, cada vez mais, promover e qualificar a formação para uma atuação competente no mundo do trabalho.


Formas de ingresso

Além do processo seletivo, também é possível ingressar na URI por meio de Transferência, Reingresso ou 2ª Graduação. A Transferência é a modalidade de ingresso ideal para alunos de outras instituições de ensino que desejam estudar na URI/FW. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Geral da URI, e passarão por análise curricular para posterior ingresso.


Para participar do ingresso por 2ª Graduação ou Reingresso, é necessário fazer a solicitação no site da universidade, na página Formas de Ingresso. Estas inscrições são para alunos já graduados na URI ou outra instituição (2ª Graduação), ou alunos da URI/FW que não efetuaram a matrícula nos semestres anteriores e desejam retomar os estudos nos cursos em que estavam previamente matriculados (Reingresso). 


Complementação: Licenciatura em Ciências Biológicas

Outra forma de ingresso é a inscrição para complementação na Licenciatura de Ciências Biológicas. Diplomados no bacharelado do curso não precisam realizar vestibular ou outro processo seletivo, basta realizar a matrícula, até dia 22 de fevereiro, no site da universidade. O aluno tem a possibilidade de desconto de 40% durante todo o curso, que tem duração de um ano e capacita os acadêmicos a atuarem nos diferentes níveis de ensino.


De acordo com a diretora Elisabete, a Licenciatura é uma grande oportunidade de aumentar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, além de aprofundar os estudos na área.