URI Cast: Crescimento do Ensino a Distância

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Gabriela Lago
23/02/2022

A Pró-Reitora de Ensino Edite Maria Sudbrack e a Coordenadora do Ensino a Distância da URI Manoelle Duarte bateram um papo sobre o crescimento do EaD com a jornalista Najaska Martins. A entrevista foi realizada nesta terça-feira (22), na Rádio Virtual FM. Confira a íntegra no URI Cast

Durante a entrevista, a Pró-Reitora desmistificou a ideia de que o ensino a distância não tem a mesma qualidade que o presencial.

“O primeiro interveniente é o desconhecimento. O lugar-comum que se propaga de que é mais fácil, de que não ensina, de que não tem interação. Isso é um mito porque os percursos formativos que precisam ser desenvolvidos pelos alunos são bastante rigorosos, têm avaliação criteriosa. Outra variável é o fato de que no Brasil começou mais tarde. Em outros países, praticamente não se distingue educação superior. Ser EaD ou presencial é a modalidade de oferta. Então, o rigor, o conhecimento, está presente. No caso das universidades, houve e ainda há oferta das instituições, que não têm uma experiência densa no presencial. No caso da URI, transportar essa experiência do ensino presencial de qualidade para o EaD também é uma forma de desmistificar e reduzir este preconceito”, defende.

Já a Coordenadora, destaca que a modalidade coloca o aluno num lugar de protagonista do próprio aprendizado. “O aluno que opta por esta modalidade é muito forte, uma vez que todo o processo de aprendizagem também parte do protagonismo dele. Um diferencial da educação a distância da URI é que os nossos alunos não possuem somente aulas gravadas. O nosso conteúdo permite esta interação síncrona, ou seja, encontros ao vivo, que têm trocas com os nossos professores que já atuam há anos na instituição, mestres, doutores. Convém destacar que o aluno também precisa desta organização, do rigor, da rotina de estudos, com participação intensa e responsabilidade dele na aprendizagem”, explica.