URI encerra formação da Rede Bem Cuidar em Seberi
O objetivo principal foi qualificar o atendimento à saúde da população idosa
O ciclo de formações da equipe de Atenção Primária à Saúde de Seberi, com a realização da oficina de autocuidado para os profissionais, foi concluído no fim de novembro. Conduzida pela professora da URI, Jaqueline Marafon Pinheiro, a atividade proporcionou uma reflexão sobre o bem-estar e as práticas de autocuidado para aqueles que atuam diretamente com a população idosa. O evento contou com a presença do prefeito, Adilson Adam Balestrin, da secretária de Saúde, Gracielli Ana M. Fiametti, e da professora da URI, Marinês Aires.
A organização da formação esteve vinculada à Rede Bem Cuidar do município, e foi implementada por meio de parceria entre o município de Seberi e a URI/FW, envolvendo todos os profissionais da Atenção Primária da Saúde do município. O objetivo principal foi qualificar o atendimento à saúde da população idosa, alinhando-o às diretrizes da Rede Bem Cuidar. Participaram da formação médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, motoristas e outros profissionais envolvidos no cuidado com a saúde.
As atividades foram conduzidas por professores doutores, mestres, especialistas e convidados, que abordaram temas como acolhimento das pessoas idosas na Atenção Primária à Saúde, avaliação multidimensional do idoso e suas implicações para o cuidado na Rede de Atenção à Saúde, além de tópicos relacionados à alimentação saudável, prática de atividade física, cuidados com a saúde no envelhecimento, saúde mental, vulnerabilidades dos idosos, cuidados paliativos e prevenção da violência contra os idosos.
Durante os encontros também foram realizados dois momentos com participação da população idosa do município, nos quais foram abordadas as temáticas de "Cuidados com a Longevidade" e "Cuidado com a Saúde Sexual no Envelhecimento".
A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha em processo de envelhecimento.
As parcerias firmadas pelo Centro de Extensão da universidade contribuem para a missão da URI de impulsionar o desenvolvimento humano nas dimensões socioeconômica, educacional, cultural e política, promovendo o conhecimento, incentivando iniciativas empreendedoras e inovadoras, e mantendo um forte compromisso com a responsabilidade social e o progresso sustentável.
Nesse contexto, o Centro de Extensão apoia a implementação de projetos de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento, priorizando temas como desenvolvimento regional, meio ambiente, educação, cultura, economia solidária, inovação, disseminação de tecnologias e empreendedorismo, criando um elo entre a universidade e a sociedade e promovendo a integração das ações.