URI promove Cerimônia de Posse de Dirigentes em Frederico Westphalen

Evento foi sediado no município após 20 anos em que a solenidade havia acontecido no câmpus

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
15/12/2022

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões promoveu, nesta quarta-feira, 14, a Cerimônia de Posse da Reitoria, Diretorias de Câmpus, Escolas de Educação Básica e Profissional, Coordenações de Curso e Representantes Docentes e Técnicos Administrativos e de Apoio no Conselho Universitário, para gestão de 2023 a 2026. O evento aconteceu no Salão de Atos do Câmpus de Frederico Westphalen, 20 anos após sua última realização no município, considerando que dois dos Pró-Reitores empossados são oriundos dessa unidade da URI.


Na oportunidade, a mesa de honra foi composta pelo presidente da Fundação Regional Integrada (FuRI), Jacson Roberto Cervi, pelo reitor da universidade, Arnaldo Nogaro, o prefeito de Frederico Westphalen e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), José Alberto Panosso, a atual diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, e a magnífica Reitora da Universidade de Passo Fundo, professora Bernadete Maria Dalmolin, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul e os demais reitores, vice-reitores, diretores e gestores de instituições de ensino de Erechim, da região e do Estado. Além das autoridades, também compuseram a mesa, o Pró-Reitor eleito e a atual Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Marcelo Paulo Stracke e Neusa Maria John Scheidt, respectivamente; o Pró-Reitor eleito e o atual Pró-Reitor de Administração, Ezequiel Plinio Albarello e Nestor Henrique de Cesaro, respectivamente; e a Pró-Reitora de Ensino reeleita, professora Edite Maria Sudbrack. Também estiveram presentes, além da comunidade acadêmica e administrativa de todos os câmpus da URI, autoridades e lideranças locais e regionais.


Durante o evento, o reitor reeleito agradeceu os quatro anos de gestão que se encerram, e também desejou que o novo período, de 2023 a 2026, seja um percurso em que a universidade possa se reconstruir, forjar novos propósitos e priorizar o diálogo, as inovações e as ações coletivas. Nogaro aproveitou a oportunidade para agradecer aos familiares, gestores das unidades, professores e funcionários, pelo trabalho e empenho, e aos estudantes, por terem optado pela URI para suas formações.


- Ressalto que, mesmo em um cenário pandêmico, agravado por crise de referência no que tange as políticas e decisões educacionais por parte do Estado brasileiro, a universidade se reposicionou: capacitamos professores para as modalidades de ensino que naquele momento eram exigidas, reestruturamos os PCCs de cursos, adquirimos novas tecnologias para desenvolver aulas, compartilhamos experiências e nos entreajudamos para superar os obstáculos. Com muita tranquilidade, posso dizer que as adversidades nos fizeram mais resilientes. Tenhamos em nossa mente e em nossos corações, que juntos somos mais fortes - destacou o reitor.


A atual diretora geral do Câmpus de Frederico Westphalen, também comentou sobre o momento de encerrar ciclos e de abrir as portas da universidade para novos momentos. “É hora de agradecer pelas muitas conquistas e pelos grandes aprendizados que os desafios nos proporcionaram. É tempo de reconhecer que o trabalho de cada um, não importa onde cada um atue, faz toda a diferença para que tudo possa funcionar bem. Desejo que a URI seja um espaço vivo de aprendizagem, criação, convivência, fraternidade e humanismo, que se materializem no atendimento humanizado, no cuidado às crianças, adolescentes, jovens alunos e alunos mais maduros, nas aulas bem planejadas, nas brincadeiras educativas, e que o nosso Jeito URI de Ser perpasse todos os momentos de existência de nossa instituição, tornando-a, cada vez mais, referência para nossas comunidades e uma experiência incrível para as famílias que nos confiam seus filhos”, complementou Silvia.


Novas gestões no câmpus

No Câmpus de Frederico Westphalen, uma nova diretoria foi empossada para o período de 2023 a 2026. A nova gestão é formada pela professora Elisabete Cerutti, como diretora geral, o professor Carlos Eduardo Blanco Linares, como diretor acadêmico, e o professor Alzenir José de Vargas, como diretor administrativo. Também tomaram posse, na oportunidade, a professora Marcia Dalla Nora, como diretora, e Larissa Dalpasquale, como vice-diretora, para a direção da Escola de Educação Básica.


Para as coordenações de curso, os seguintes professores foram empossados: Administração - Gilson Henrique Panosso

Agronomia - Gelson Pelegrini

Arquitetura e Urbanismo - Lucimery Dal Medico

Biomedicina - Verciane Schneider Cezarotto    

Ciências Contábeis - Diana de Souza

Direito - Pablo Henrique Caovilla Kuhnen

Enfermagem - Caroline Ottobelli Getelina

Engenharia Civil - Jean Ricardo Favaretto

Fisioterapia - Karim Kaiomi De Oliveira Bordignon

Tecnologia em Agropecuária - Luis Pedro Hillesheim


Outros cargos também tomaram posse na cerimônia, como de Técnico Administrativo Representante no Conselho de Câmpus Central, Giane Carla Ferigollo de Faria, Representante Docente no Conselho Universitário, professora Adriana Rotoli, e Representante Técnico-Administrativo no Conselho Universitário, Franciele Magalski Bisello.

Confira as imagens: