Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI reconhece parceria com CFRs em intercâmbio à França
Coordenação de Agronomia entrega quadro simbólico em agradecimento pela viabilização do primeiro intercâmbio do ensino superior na pedagogia da alternância entre Brasil e França
Em um gesto carregado de simbolismo e gratidão, o curso de Agronomia da URI/FW esteve na Casa Familiar Rural (CFR) de Frederico Westphalen no dia 8 de dezembro. A visita, liderada pelo coordenador do curso, Gelson Pelegrini, e pelo professor Sandro Paixão, tinha um objetivo especial: entregar um quadro que eterniza a memória de um intercâmbio pioneiro realizado na França.
O quadro é uma reprodução artística de um banner que acompanhou a comitiva brasileira durante toda a jornada internacional. Nele, estão unidos os logotipos das instituições que tornaram a experiência possível: a URI e seu curso de Tecnologia em Agronomia, as Casas Familiares Rurais de Frederico Westphalen e de Alpestre, e as Maisons Familiales Rurales (MFRs) da França que receberam o grupo.
– O presente é uma memória viva do intercâmbio. Em cada visita que fizemos na França, nós recolhemos a assinatura de quem nos recebia. Todos os participantes assinaram: os quatro professores, os sete alunos e os egressos – disse Pelegrini.
A escolha da CFR de Frederico Westphalen para a primeira entrega não foi casual. A casa teve participação direta e expressiva no grupo que viajou. Entre os sete alunos, quatro são egressos da instituição de Frederico. Marcelo Favim, bolsista e egresso da casa, também integrou a comitiva na função de monitor, exemplificando o ciclo de formação e retorno que caracteriza a pedagogia da alternância. “Por isso, levamos esse reconhecimento à casa, para agradecer pela parceria em viabilizar este primeiro intercâmbio do ensino superior na pedagogia da alternância entre Brasil e França”, destacou Pelegrini.
A entrega do quadro ocorreu durante as apresentações dos seminários de Projeto Profissional e de Vida dos alunos do terceiro ano da CFR, mostrando na prática os frutos e as possibilidades que a educação e a parceria entre instituições podem gerar.
Reconhecimento
O quadro entregue em Frederico Westphalen é parte de uma série. Outras cópias serão destinadas à direção da URI, à CFR de Alpestre e, significativamente, às casas familiares francesas que hospedaram o grupo. “Já foram enviados os quadros para a França também”, completou o coordenador, fechando o ciclo de uma experiência que, agora, está materializada em uma lembrança permanente que fortalece os laços entre Brasil e França no campo da educação rural e da alternância.