URI representada na Conferência Territorial Médio e Alto Uruguai

Equipe do MDA esteve também na universidade e na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
27/10/2025

A Conferência Territorial Médio e Alto Uruguai aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, no dia 20 de outubro. O evento teve como objetivo ampliar o diálogo social e institucional em torno de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e solidário, fortalecendo a participação democrática e a cooperação entre os diversos segmentos da sociedade.


A diretora-geral da URI, Elisabete Cerutti, participou da abertura enaltecendo o que a universidade, através dos cursos das Ciências Agrárias, vem realizando internamente e na comunidade, relacionando com os serviços, por meio dos laboratórios, principalmente apresentando o que a URI tem constituído em parceria com os órgãos regionais.


À tarde, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil (MDA), Milton Bernardes e sua equipe estiveram na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen conhecendo a dinâmica da formação de agricultores por alternância.


Ainda, a convite do coordenador do curso de Agronomia da URI/FW, Gelson Pelegrini, Bernardes participou de uma reunião com a direção da URI para conhecer todo o trabalho da universidade e também a parceria que a instituição manteve por anos com o Programa Território da Cidadania, que, inclusive, destinou recursos ao Laboratório do Leite. Na sequência, a comitiva conheceu todos os laboratórios que a URI dispõe.


À noite, aconteceu uma palestra voltada a políticas públicas para a agricultura familiar do MDA, com Vinícius Pasquotto, engenheiro-agrônomo e superintendente adjunto do Ministério, que esteve nas turmas dos cursos de Agronomia e de Tecnologia em Agropecuária.


De acordo com Pelegrini, a visita do superintendente e sua equipe foi importante para que pudessem conhecer mais as estruturas da região e as demandas. “Uma das principais demandas que expusemos foi sobre o Pronera. Estamos finalizando os ajustes solicitados do projeto financeiro e pleiteando para poder empenhar e assinar ainda em 2025. Para 2026, temos outro pedido este voltado ao credenciamento do Laboratório de Leite”, explica Pelegrini.

Confira as imagens: