URI/FW apresenta anteprojeto da nova Delegacia de Polícia do município

Iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Consepro

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Douglas Cavalini
15/12/2022

Reforçando seu papel comunitário, mais uma vez a URI, câmpus de Frederico Westphalen, participa de um importante momento para o município. Na tarde desta quinta-feira, 15, a universidade realizou a entrega do anteprojeto da estrutura da nova Delegacia da Polícia Civil de FW. Desenvolvido pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, a iniciativa surgiu de uma demanda proposta pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), juntamente com a Polícia Civil, prefeitura e Câmara de Vereadores.


O anteprojeto é o primeiro esboço da estrutura que abrigará a nova delegacia. A atual edificação da polícia vem sendo utilizada de forma provisória e não oferece, de forma integral, fatores como segurança e privacidade. Como explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da URI/FW, Jean Favaretto, o anteprojeto que foi entregue contempla uma edificação de uso específico com quatro pavimentos que perfazem 1200 m² de área proposta, particionados em subsolo, térreo, 1º andar e 2° andar, para ser implementado em lote situado entre as esquinas das ruas Miguel Couto, Guanabara e José Bonifácio. Segundo ele, no anteprojeto são esboçadas ideias que ainda precisam ser lapidadas para que cheguem a nível de execução. 


Os trabalhos devem iniciar ainda em fevereiro deste ano. A equipe técnica da URI/FW, que atua no anteprojeto, é composta pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Lucimery Dal Medico, pelo professor de Engenharia Civil, William Cadore, e por Gabriela Piaia Pedon, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo e atualmente estudante de Engenharia Civil, e Athos Neves Machado, também da Engenharia Civil, além do professor Jean Favaretto.


Para a diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, estas iniciativas são um importante momento de vivenciar o espírito comunitário que constitui a URI. 


– Temos sido parceiros de vários projetos como esse da nova Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen. Nessas iniciativas, além de uma entrega à comunidade que se beneficia, abrimos possibilidades concretas de aprendizagem para nossos alunos, que vivenciam a universidade na prática, ajudando a construir a história regional – reforça Silvia.


A diretora também destaca a confiança depositada na instituição pelos órgãos de segurança pública. “Agradecemos, imensamente, a confiança que o Consepro, na pessoa do seu presidente, Lídio Pedro Signori, do delegado da Polícia Civil de FW, Jacson Oilian Boni, e da delegada regional, Aline Dequi Palma, depositaram na URI para essa primeira parte do projeto”, ilustra.


O presidente do Consepro, Lídio Signori, reforça o papel social que a universidade desempenha. “A URI/FW, a cada dia que passa, demonstra seu trabalho social, não somente na educação, mas também na segurança, que é uma das prioridades de todos. Estamos à disposição para dar uma resposta para uma causa tão nobre. É o início de um sonho, agradecemos o apoio da universidade”, cita.

Confira as imagens: