URI/FW apresenta proposta de auxílio ao Gurias do Yucumã

Projeto de extensão, que fortalece o caráter comunitário da instituição, visa apoiar o clube nas questões organizacionais e estruturais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
12/04/2023

O diretor administrativo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Alzenir José de Vargas, e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Diana de Souza, participaram, no dia 1º de abril, do treino do clube de futebol Gurias do Yucumã, que faz parte do Flamengo de Tenente Portela. Na oportunidade, os representantes da universidade apresentaram ao time uma proposta de atuação para a temporada, visando a melhoria na sua estrutura organizacional.


Os professores conversaram com o elenco de atletas, apresentando objetivos e ações que serão implementados no time por meio de um projeto de extensão da universidade, com auxílio de alunos, professores, técnicos-administrativos e assessores jurídicos da URI/FW.


Enquanto universidade comunitária, a URI busca levar, à comunidade, atividades que coloquem na prática o conhecimento produzido na instituição, para auxiliar no desenvolvimento regional. Desta forma, a partir de uma proposição do diretor do Gurias do Yucumã, Ildo Scapini, a universidade desenvolveu o projeto que tem como principal objetivo auxiliar o clube no processo de gestão, por meio de uma proposta de organização e estruturação dos aspectos financeiros, jurídicos e administrativos, buscando alcançar os demais objetivos do Gurias do Yucumã. Desta forma, o time pode buscar recursos do Estado com incentivos de programas governamentais já existentes, como o Pró-Esporte.


Segundo a coordenadora do projeto e do curso de Ciências Contábeis, enquanto universidade, é preciso devolver à comunidade, em ações, o conhecimento desenvolvido nas salas de aula. “A universidade se sente prestigiada por fazer parte deste projeto, que também é importante para a prática de nossos acadêmicos que participam, que têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos. A URI é formada por um tripé indissociável: ensino, pesquisa e extensão, e a partir do viés comunitário da universidade e dessas ações de extensão, é possível trazer essa proposta para auxiliar o clube, pois temos o entendimento de que os recursos financeiros são importantes como forma de manter o time e atingir seus objetivos, mas também é essencial a parte mais burocrática, organizacional e de estrutura, pois muitas vezes deixam de vir recursos à instituição porque essa parte, eventualmente, precisa ser aperfeiçoada”, explica Diana.


Estar inserida nos municípios de abrangência, apoiando projetos e fomentando o desenvolvimento regional nos mais diversos segmentos faz parte do Jeito URI de Ser. A URI/FW é conhecida, em toda a região, no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, pelo ensino de excelência, mas, além disso, também aperfeiçoa as ações de extensão na comunidade, na busca de uma região cada vez mais desenvolvida.


O diretor do Gurias do Yucumã comenta que o auxílio da universidade é muito importante pois o clube possuía dificuldades nas áreas administrativa e jurídica. “Somos um time relativamente novo, de três anos, sendo que durante a pandemia ficamos parados, mas ainda assim conquistamos nosso espaço no Campeonato Gaúcho. O suporte da URI vem suprir necessidades de apoio que, muitas vezes, não recebemos de outras instituições da comunidade. Temos atletas, que jogam por muito amor à camisa, de três Estados e dois países: Brasil e Argentina. Ainda temos problemas com a legalização de atletas internacionais, e o auxílio da URI vem de encontro a essas questões importantes”, destaca Scapini.

Confira as imagens: