URI/FW e Creluz assinam convênio para aulas práticas de Técnico em Eletrotécnica

Alunos deste curso da Escola Básica da URI poderão realizar aulas e estágios na cooperativa

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
22/08/2023

Os diretores geral e acadêmico da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, Elisabete Cerutti e Carlos Eduardo Blanco Linares, e a diretora da Escola de Educação Básica da URI, Marcia Dalla Nora, participaram de uma reunião com representantes do Grupo Creluz, em Pinhal, para assinatura de um convênio que possibilita a realização de aulas práticas do Curso Técnico em Eletrotécnica na cooperativa de distribuição de energia.


De acordo com o presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, a cooperativa sempre defendeu a abertura de cursos de nível pós-médio na área de eletrotécnica, e elogia a universidade pela percepção de criar a formação neste campo. “A eletrotécnica é uma área importante, que dispõe de vagas de emprego durante todo o ano, com cada vez mais demandas, e há falta de profissionais. Nesse sentido, vamos contribuir com a URI para facilitar a formação de pessoas que, a partir desse curso, poderão formalizar o conhecimento que têm e evoluir. A Creluz dispõe de um laboratório vivo em todas as áreas, como usinas hidroelétricas, solares e subestações. Assim, podemos promover aulas práticas dentro da própria cooperativa”, explica Battisti.


A diretora geral da URI/FW destaca que o convênio endossa a importância de duas instituições, que têm objetivos próximos, trabalharem juntas. “A URI se sente honrada e agradecida por este espaço, porque quando duas instituições sérias se unem com um objetivo em comum, os nossos jovens e a nossa região ganham. Nos próximos dias, nossa turma já começa a transitar nos espaços da Creluz, possibilitando a formação de profissionais qualificados que poderão suprir as demandas”, complementa Elisabete.


Curso Técnico em Eletrotécnica

A formação tem como objetivo capacitar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos para que estejam aptos a elaborar e desenvolver projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais, além de sistemas de acionamentos elétricos e de automação industrial, realizando a programação e parametrização de sistemas de acionamentos eletrônicos industriais. 


Além disso, o curso busca tornar o aluno capaz de reconhecer e aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, além de atuar no assessoramento de empresas atuantes no setor, de forma a auxiliar na tomada de decisões, atendendo às necessidades da sociedade e do processo produtivo.


A próxima turma do Curso Técnico em Eletrotécnica inicia em fevereiro de 2024, junto à turma do novo Curso Técnico da Escola de Educação Básica da URI, em Engenharia do Trabalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3744-9212 e e-mail escola@uri.edu.br.

Confira as imagens: