URI/FW e prefeituras entregam projeto da ERS-591

O ato aconteceu durante a Expopedras, em Ametista do Sul, um dos municípios realizadores do documento junto com Frederico Westphalen e a universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
21/03/2022

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, esteve presente na Expopedras, em Ametista do Sul, na quinta-feira, 17, para a entrega do projeto de asfaltamento da ERS-591, que liga o distrito de Castelinho, Frederico Westphalen, a Ametista do Sul. O documento foi cedido a integrantes do governo gaúcho, presentes na exposição. A universidade foi representada pelo professor, William Widmar Cadore, do curso de Engenharia Civil e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do levantamento de dados.

Segundo o docente, o momento na feira foi muito importante para a universidade. “Participamos da abertura da 13ª Expopedras, com a presença de lideranças locais, regionais e do Estado. A oportunidade foi marcante, porque mostrou que o nosso esforço, iniciado entre 2017 e 2018, chegou ao resultado esperado. Passamos todo o ano de 2019 desenvolvendo o projeto e conseguimos entregar ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER-RS), dentro de todas as diretrizes estabelecidas, pois eles têm grandes exigências em termos de projetos”, conta Cadore.

O pontapé foi dado quando a universidade e as prefeituras dos dois municípios diretamente envolvidos firmaram parceria com o DAER-RS. A participação da URI/FW foi na primeira etapa, desenvolvendo o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA), que permitiu a segunda fase, de levantamento geotécnico, topografia e serviços complementares, promovidos por serviços contratados pelas prefeituras. “Esse trabalho tomou essa proporção, porque foi encabeçado pela universidade, ou seja, tinha uma instituição de ensino embasando toda a documentação e o histórico. O ex-prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, que sempre foi um grande apoiador e nunca esqueceu da importância da URI/FW, destacou que apenas com a entrega do projeto foi possível realmente entender a importância e compreender a dimensão do trabalho desenvolvido”, cita Cadore. 

Durante o evento, o projeto completo, com ambas as etapas, foi entregue à comunidade. O secretário-adjunto de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Luiz Gustavo de Souza, presente na solenidade, afirmou que há uma dotação de R$ 13,5 milhões para a primeira parte da obra, que tem licitação marcada para o começo de abril e início de obras previsto para o mês de agosto.

O valor do projeto desenvolvido pela URI/FW é estimado entre R$ 300 e 400 mil. Entretanto, a universidade compreende seu papel de promover ações e auxiliar a comunidade e os municípios regionais. Devido ao seu caráter comunitário, a instituição se dispôs a produzi-lo sem custos. “A única contrapartida que a URI recebeu, foi aos estudantes que fizeram parte da equipe do projeto e tiveram uma remuneração de estagiário das prefeituras para atuar. Foram seis jovens que trabalharam intensamente nesse grupo, juntamente com os professores responsáveis”, relata Cadore.

- É um projeto de muitas mãos, com várias pessoas que trabalharam nos bastidores e mereciam estar nesse momento da entrega. Eu sinto que nosso dever, enquanto instituição, foi cumprido, reforçado e expresso na comunidade. Em pouco tempo, estaremos vendo as máquinas fazendo o trabalho de compactação, escavação, alteração de traçado, reforço de base, até chegar àquilo que gostamos de ver, que é a camada de revestimento de concreto asfáltico, melhorando a experiência e a segurança de viagem e aproximando nossos caminhos - argumenta o professor.

 

Da mesma forma, o coordenador do curso de Engenharia Civil, Jean Ricardo Favaretto, que também participou do desenvolvimento do projeto, esse é um passo importante para a região. “É um marco histórico que nossa universidade e nosso curso participou, coordenado pelo professor William, com participação de outros docentes, como Rodrigo André Klamt e Roberta Centofane, e de vários alunos”, destaca.

Os professores agradecem à comunidade pela confiança no trabalho da URI/FW e do curso de Engenharia Civil, e aos diretores da instituição pela convicção a respeito da competência da equipe do curso. “Tenho certeza, que a competência que temos, assim como os times das outras graduações, é muito grande. Qualquer outro desafio que for posto seremos vitoriosos e quem receber nosso produto ficará também muito feliz”, complementa Cadore.

 

Equipe da URI/FW presente na Prefeitura de FW

Antes da entrega oficial do projeto, em Ametista do Sul, na quinta-feira, 17, pela manhã, foi realizada uma reunião na Prefeitura de Frederico Westphalen, com a participação de representantes dos municípios diretamente envolvidos e do DAER-RS, da diretora geral da URI/FW Silvia Regina Canan, e dos professores, Jean Ricardo Favaretto, e Renato José Dall Agnol. Na oportunidade, foi feito o anúncio sobre a licitação do projeto.