URI/FW é referência em qualidade de ensino na região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
21/09/2022

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Frederico Westphalen, é reconhecida na região pela qualidade e excelência no ensino. Isso acontece pois a instituição acredita que o conhecimento tem o poder de transformar vidas, proporcionar a descoberta de novos horizontes, criar oportunidades e promover o desenvolvimento regional. 


A excelência no ensino é uma preocupação constante da URI, que é referência na formação de profissionais em toda a região. Há mais de 30 anos a universidade vem contribuindo, efetivamente, com o desenvolvimento da região. Um dos grandes diferenciais na qualidade do ensino da URI é devido ao corpo docente de excelência, formado 80% por professores mestres e doutores, e professores especialistas com vasta experiência no mercado de trabalho. A excelência também é fruto da infraestrutura da instituição, que é moderna, ampla e possui uma infinidade de laboratórios de ponta, com o desenvolvimento de projetos inovadores no campo da pesquisa e da formação empreendedora. A URI é uma instituição que tem como diferencial um planejamento estratégico focado no crescimento e desenvolvimento das pessoas e dos profissionais a serem formados.


Segundo a diretora geral, Silvia Regina Canan, a URI mantém, desde sempre, em seu projeto institucional, várias iniciativas que contribuem para que os alunos se sintam acolhidos pela universidade, possam se desenvolver como pessoas e como profissionais, cuidando de si e do relacionamento com os outros. Assim, a instituição forma seus alunos para terem bons relacionamentos, controle emocional e boa comunicação.


- Por meio de núcleos, os alunos podem aprimorar suas formas de aprender, pensando na organização de seus estudos, com auxílio de psicopedagogas. Os acadêmicos que precisam de uma orientação no campo psicológico, podem contar com a clínica escola de Psicologia, muito bem estruturada, que recebe os estudantes para ouvir suas necessidades, fazer acolhimento e encaminhamentos, se necessário, os ajudando na busca do autoconhecimento. Ainda, uma série de eventos e atividades desenvolvidos durante os semestres letivos em que os universitários participam, como semanas acadêmicas, palestras e atividades que envolvem os cursos, permitem que eles desenvolvam sua comunicação através das apresentações de suas pesquisas e dos trabalhos que realizam nas aulas - ressalta Silvia.


Além das iniciativas e ações que ocorrem dentro da universidade, os alunos também têm oportunidades de participar de viagens de estudo, intercâmbios com outras universidades, e projetos de pesquisa e extensão que são ações e iniciativas que oferecem formação integral como ser humano e profissional.


Tudo que a URI promove e a própria universidade é feita, acima de tudo, para seus alunos. A instituição busca priorizar o estudante e sua formação, constantemente aperfeiçoando processos, conhecimentos, promovendo formações e estudos, no desafio de oferecer o melhor ao acadêmico. Pensando em todas as histórias que ainda podem ser transformadas por meio do conhecimento adquirido na URI, a universidade busca sempre se renovar e trilhar um caminho de sabedoria, desenvolvimento e humanização.


Vestibular URI 2023

As inscrições para o Vestibular 2023 da URI estão abertas. São oferecidas vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Tecnologia em Agropecuária. Também é possível realizar a complementação de diplomados do bacharelado nas licenciaturas de Ciências Biológicas e Educação Física. Os interessados podem se inscrever até dia 2 de novembro em vestibular.uri.br, com aplicação das provas no dia 6.