URI/FW e Secretaria de Saúde de Seberi firmam parceria

O intuito é a qualificação de profissionais da Atenção Primária

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
28/10/2025

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Seberi, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, deu início a um programa de capacitação, qualificação e assessoria técnica voltado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população, promovendo um atendimento mais humanizado, inclusivo e equitativo, por meio do projeto “Seberi Acolhedora”.


A parceria contempla ações formativas que buscam qualificar o acesso, o acolhimento e a promoção da saúde da população migrante, conforme as diretrizes da Portaria que envolve a Promoção da Equidade em Saúde e Enfrentamento do Preconceito, da Discriminação, do Racismo, do Racismo Institucional e da Xenofobia Contra Populações Específicas.


Além disso, o programa também aborda a capacitação dos profissionais para o atendimento equitativo e inclusivo da população LGBTQIAPN+, em consonância com a mesma Portaria, abrangendo a Qualificação da Atenção à Saúde da População LGBT.


No dia 23 de outubro de 2025, foi realizado o primeiro momento de sensibilização, por meio de um seminário sobre saúde da população migrante, humanização, acolhimento e combate ao preconceito. O evento ocorreu no auditório do Instituto Estadual Madre Tereza, em Seberi e contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.


O encontro teve a presença do secretário Municipal de Saúde, João dos Santos Lopes, e foi conduzido pelos professores doutores, Adilson Habowski, Camila Aguilar Busatta e Eliane Cadoná, representantes da URI/FW.


A ação marca o início de uma série de atividades que visam fortalecer a formação dos profissionais da rede municipal e promover uma Atenção Primária mais justa, empática e comprometida com os princípios da equidade em saúde.

Confira as imagens: