URI/FW entrega EVTEA da Rodovia da Integração Mercosul

Estudo foi realizado em trecho de 33,5 km, entre Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul

Frederico Westphalen
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Adriana Folle
11/03/2025

A URI, câmpus de Frederico Westphalen, com seu caráter comunitário, sempre busca desenvolver iniciativas que contemplem a região. Com este viés, atendendo a solicitação do Conselho de Administração do Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau), realizou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para pavimentação e consolidação da estrada intermunicipal, entre Trindade do Sul, Liberato Salzano e Rodeio Bonito, com extensão de 33,5 km.


O projeto visa à definição da viabilidade de consolidação e pavimentação da Rodovia Integração Mercosul, que liga os três municípios, em trechos entre as ERSs 587 a 324. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica da URI iniciaram em 10 de dezembro de 2024, com a assinatura do contrato, e foram concluídos em 27 de fevereiro deste ano. A entrega oficial dos relatórios de estudos e também das plantas gráficas aconteceu em evento realizado no dia 10 de março, na sede do Cimau na presença de inúmeras lideranças, autoridades, empresários e comunidade em geral.


Os três prefeitos diretamente envolvidos no projeto – de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, de Liberato Salzano, Gilson de Carli e de Trindade do Sul, Odair Pelicioli – elogiaram a URI pelo tempo recorde da realização da demanda. “Estamos felizes, pois a partir deste estudo poderemos ir em busca de recursos e trabalhar para que esta ligação asfáltica aconteça. Com esta melhoria, a microrregião encurtará cerca de 50 km a distância de Passo Fundo, município que é um centro de saúde e que recebe dezenas de pacientes diariamente de cidades desta parte do Estado. Vamos, unidos, encontrar formas de viabilizar este sonho”, frisa o prefeito Duarte.


Já De Carli assegura que com o EVTEA a universidade deixa sua marca registrada no Rio Grande do Sul, pois em torno de 100 municípios serão beneficiados com o projeto. O prefeito também destaca a grandeza do presidente do Cimau de encabeçar esta iniciativa, pensando no bem comum e no desenvolvimento da região.


Da mesma forma, Pelicioli afirma que a data será um marco para os municípios, pois com a obra a região ganhará no agronegócio, na saúde e na educação, encurtando distâncias e facilitando os acessos. “Com certeza, esta rodovia fará a diferença na vida das pessoas e estamos muito contentes em poder dar este passo tão importante e esperado há tantos anos”, justifica o gestor.

 

Cimau

O presidente do Cimau e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, agradeceu a confiança dos municípios no Consórcio e também a URI pelo dinamismo no desenvolvimento do projeto. “Ficamos satisfeitos em poder contar com esta universidade que tem uma equipe tão qualificada e que realizou este estudo com qualidade e agilidade. Agora, com o projeto pronto, os caminhos serão encurtados e será muito mais fácil conseguirmos recursos para efetivar esta obra que vai ajudar muito na nossa região”, explica o presidente.

 

A URI

De acordo com a diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, novamente a universidade realiza um trabalho que fortalece o desenvolvimento regional e denota sua capacidade técnica e científica capaz de promover ações que se somam a integração dos municípios.


– Estamos satisfeitos com a nossa equipe e muito agradecidos à mobilização que os prefeitos de Liberato Salzano, Rodeio Bonito e Trindade do Sul realizaram. Certamente o dia 10 de março ficou na história, como mais um ato de união que ecoará nos próximos passos dos Executivos que buscarão concretizar a pavimentação asfáltica, neste trecho que sinaliza a integração e o desenvolvimento de seus municípios – enaltece a diretora.

 

O que é um EVTEA?

Conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios sociais e econômicos decorrentes dos investimentos em implantação de novas rodovias ou melhoramentos de rodovias já existentes. A avaliação apura se os benefícios estimados superam os custos com os projetos e execução das obras previstas.


Os estudos de tráfego, geológicos, geometria, pavimentação, meio ambiente e de análise econômica foram coordenados pelo professor, William Widmar Cadore, acompanhado pela equipe técnica da URI/FW.

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