Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW faz análises de águas com valores diferenciados devido às enchentes
Por meio da Anagro, universidade se solidariza e proporciona esta ação demonstrando preocupação com a qualidade do recurso hídrico
A quantidade excessiva de precipitação que devastou vários municípios gaúchos nos últimos dias segue causando preocupação. Além de todos os prejuízos ainda incalculáveis com bens materiais perdidos, a qualidade da água está gerando apreensão. Isso porque, grandes volumes de chuvas podem impactar diretamente nas características do recurso hídrico, se ele não receber um tratamento adequado para a situação.
Nesse sentido, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, entendendo a realidade da região, principalmente junto aos municípios mais atingidos pelas chuvas, através do Laboratório de Águas e Efluentes da ANAGRO, está realizando as análises de águas com valores diferenciados, objetivando apoiar e colaborar com o bem-estar das comunidades envolvidas.
O professor e coordenador da Anagro Cassiano Busatta, explica que nos casos de enchentes é importante o monitoramento da água com maior frequência do que a habitual e isso é possível através da coleta e análises do recurso hídrico para verificar os padrões de potabilidade, dentre eles, a presença de coliformes totais e fecais.
– O fato ocorre, principalmente, na captação de águas superficiais devido ao acúmulo de matéria orgânica carregada pelo aumento do nível do recurso hídrico. Porém, é muito comum ocorrer o impacto em águas subterrâneas, nas quais a captação acontece através de poços artesianos. Então, é muito importante a avaliação – explica Busatta.
Interessados em fazer as análises, podem contatar o Laboratório de Águas e Efluentes da ANAGRO para receber instruções e materiais de coleta de amostras, por meio do WhatsApp 55 3744 9200 ou e-mail aguas@uri.edu.br.