URI/FW marca aniversário com homenagens aos funcionários em evento interno

Realizado no dia da comemoração dos 30 anos – 19 de maio –, também foram apresentados o documentário e a revista comemorativa à data

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
20/05/2022

A primeira instituição de ensino superior de Frederico Westphalen – a URI/FW –, festejou 30 anos no dia 19 de maio. Para marcar a data, foi promovido um evento interno, no Salão de Atos, para reconhecer as pessoas que escrevem diariamente a história da universidade. Foram homenageados 112 professores e técnico-administrativos, com 10, 20 e 30 anos de atuação, por contribuírem com profissionalismo e dedicação para a evolução da URI, ajudando que ela se mantenha referência regional.

A programação contou também com apresentação do Coral, com o lançamento do documentário comemorativo aos 30 anos – que relata estas três décadas, expondo ainda o período de 23 anos que antecedeu a instalação da universidade, quando ainda era Fesau. Além disso, também foi apresentada a revista que resgata parte desta história, contando, através de egressos e alunos atuais, a importância desta instituição para suas vidas e para as comunidades que eles representam. 

Em nome dos homenageados, os colaboradores, Marcia Dalla Nora e Thiago Roberto Sarturi, destacaram as suas histórias profissionais na URI/FW e fizeram agradecimentos pelo reconhecimento aos que trabalham no estabelecimento de ensino. 

- Cada dia tenho mais certeza que a URI muda a vida das pessoas, como mudou a minha. Fiz minha graduação, especialização e mestrado nesta instituição, e tenho muito orgulho de ajudar construir esta história como professora e gestora, pois estou diretora da Escola Básica. Assim como ensino aos alunos, também aprendo todos os dias com eles e com quem está a minha volta. Então, para mim a URI é sinônimo de evolução, crescimento e sou muito grata por isso – ressalta Marcia.

Com o mesmo viés, no seu pronunciamento Sarturi destacou sua trajetória e alegria de fazer parte da família URI. “Boa parte do que conquistei na minha vida, foi graças à URI, ao que aprendi e a confiança que recebi para desempenhar meu trabalho durante todos estes anos. Sou feliz por poder atuar em uma universidade que tanto faz e ajuda também a região”, destaca Sarturi.

Enaltecendo o carinho de integrar a URI/FW há 32 anos e também agradecendo a todos que construíram esta história, a diretora geral, Silvia Regina Canan – que esteve acompanhada da diretora acadêmica, Elisabete Cerutti, e do diretor administrativo, Ezequiel Albarello –, demonstrou a satisfação de estar comemorando a data.

- A minha alegria é gigantesca de estar festejando estas três décadas junto de pessoas tão especiais que fazem a URI acontecer todos os dias. Além disso, precisamos reverenciar quem idealizou o sonho de termos uma instituição de ensino superior em Frederico Westphalen, iniciado há 53 anos, que se transformou nesta universidade que é patrimônio regional. Ela é esta referência, por tudo o que realizou aos mais de 14 mil formados, profissionais de excelência, das mais diversas áreas, que ajudam a transformar esta região. Queremos agradecer também todo o carinho e homenagens que recebemos nos últimos dias, marcando também esta comemoração. Nosso desejo é que a URI possa festejar muitas e muitas décadas, gerando conhecimento e transformando vidas – frisa a diretora.

Após as homenagens, os funcionários participaram de um coquetel. Durante o ano, outras ações serão promovidas para marcar os 30 anos da URI/FW.



Confira as imagens: