URI/FW oferece quatro cursos de pós-graduação presenciais

Inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
17/03/2022

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está oferecendo quatro oportunidades de pós-graduação presenciais: MBA em Ecofisiologia e Manejo da Produção de Grãos e Sementes, MBA em Produção de Alimentos e Nutrição de Bovinos de Leite, Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho e MBA em Gestão, Liderança e Desenvolvimento de Equipes.

As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser realizadas pelo site da universidade até dia 2 de maio, com exceção do MBA em Gestão, cujas inscrições encerram no dia 28 de março. A previsão para o início das aulas é para o primeiro semestre de 2022.


MBA em Gestão, Liderança e Desenvolvimento de Equipes

O MBA em Gestão é coordenado pela professora-mestra Ana Paula Pessoto, e tem como público alvo profissionais de nível superior, de áreas como Administração, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Ciências Contábeis, que atuam ou desejam atuar diretamente na gestão de organizações públicas e privadas, assim como empresários, diretores e gerentes.

O objetivo da pós-graduação é qualificar esses profissionais, oportunizando a atualização, aprofundamento e o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades gerenciais dos participantes, auxiliando no processo de tomada de decisão relacionado à gestão, liderança e desenvolvimento de equipes.


Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

O público alvo desta pós-graduação, coordenada pelo professor-mestre Luiz Gustavo Zuliani da Silva, são pessoas graduadas em Agronomia, Engenharias de qualquer área, e arquitetos que possuam registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, sejam profissionais liberais ou trabalhem em empresas públicas ou privadas.

O Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho possui amplo espaço no mercado de trabalho, à medida que as empresas entendem a importância de prevenir acidentes e incidentes. Com a especialização, os profissionais podem atuar em vários segmentos. 


MBA em Ecofisiologia e Manejo da Produção de Grãos e Sementes

A demanda por profissionais altamente qualificados no meio agrícola aumenta a cada dia, reforçando a necessidade de se manter atualizado para enfrentar os desafios impostos pelo complexo ambiente agrícola. Diante desta realidade, a URI/FW traz o MBA em Ecofisiologia e Manejo da Produção de Grãos e Sementes.

O objetivo deste curso é aprofundar e atualizar os conhecimentos de profissionais que estão atuando no setor agropecuário com ênfase na temática da pós-graduação, buscando qualificar os sistemas de produção de grãos e sementes, elaborar novas alternativas econômicas relacionadas aos sistemas de produção agropecuários, estabelecer formas de manejo dos sistemas de produção que promovam o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola, desenvolver e fomentar tecnologias relacionadas à produção de sementes, formar recursos humanos capazes de adotar ações de fortalecimento da produção de culturas de grãos e promover o intercâmbio de conhecimentos.

O público alvo do curso, coordenado pelo professor-doutor Anderson César Ramos Marques, são profissionais de nível superior, egressos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Administração, Tecnologia Agronegócio/ Agropecuária e áreas afins, ou outros profissionais de nível superior, que atuam nas cadeias de produção agropecuárias, no setor de fomento, assistência a produtores, processamento industrial, fiscalização de produtos de origem vegetal e animal e finalmente docentes de universidades e instituições de ensino superior e profissionalizante.


MBA em Produção de Alimentos e Nutrição de Bovinos de Leite

A produção leiteira é, atualmente, uma das bases da agricultura regional, sendo de extrema importância à manutenção de muitas famílias no campo e para a economia regional. A região do Médio Alto Uruguai é uma grande produtora de leite no Rio Grande Sul, segundo Estado maior produtor do país. Na região, predominam produtores familiares que têm na atividade leiteira uma forma mais estável e segura de renda. Diante desta demanda, surge a necessidade de produtos e serviços que venham a fomentar a estruturação da nova cadeia produtiva.

O objetivo desta pós-graduação é formar recursos humanos em nível de especialização para o exercício profissional na área das Ciências Agrárias, especificamente na área de Produção de Alimentos e Nutrição de Bovinos de Leite, além de levar conhecimento, tecnologia e discutir sobre aspectos do ponto de vista nutricional que afetam a eficiência de produção e qualidade do leite, de maneira a proporcionar o desenvolvimento regional sob o ponto de vista social, com a geração de maior renda para o produtor e, consequentemente melhoria da qualidade de vida da população rural. O curso, coordenado pelo professor-doutor Sandro José Paixão, tem o mesmo público alvo do MBA em Ecofisiologia.