URI/FW oferece três pós-graduações presenciais em diferentes áreas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
17/11/2023

Com o intuito de oferecer aperfeiçoamento a profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que queiram desenvolver habilidades específicas complementares à sua formação inicial, e que sejam passíveis de serem imediatamente aplicadas ao dia a dia de trabalho, mais conhecimento a egressos e pessoas que cursaram graduação também em outras instituições, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, proporciona três cursos de pós-graduações presenciais.


Estão sendo ofertados o MBA em Solos e Nutrição de Plantas, Pós-graduação em Psicoterapia de Orientação Analítica e Pós-graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As inscrições estão abertas até 10 de dezembro e podem ser feitas no site eventos.fw.uri.br.


Conheça os cursos 


Pós-graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Com o intuito de formar profissionais para atuação em cuidados críticos avançados em terapia intensiva e desenvolver competências, habilidades e atitudes para qualificar o cuidado com estes pacientes, será oferecida a Pós-graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As aulas são no modelo semipresencial.


A coordenadora pedagógica do curso, Marines Aires, assegura que o corpo docente é de alta performance, com profissionais formados na área de intensivismo e que exercem a função de enfermeiros intensivistas. “Um grande diferencial é que a carga horária prática será realizada na UTI Adulta do Hospital de Clínicas em Passo Fundo, que é referência na região, sendo os alunos supervisionadas por profissionais da casa de saúde”, frisa Marines.


A especialização é reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e já tem parcerias firmadas na região, como com a Unimed de FW, Hospital Divina Providência de FW, Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, Associação do Hospital de Caridade de Três Passos, Associação Hospitalar Comunitária e Beneficente de Nonoai, Hospital Pio XII de Seberi, e Associação Hospitalar São José de Rodeio Bonito.


Pós-graduação em Psicoterapia de Orientação Analítica

Profissionais psicólogos ou psiquiatras podem participar da Pós-graduação em Psicoterapia de Orientação Analítica, que terá duração de dois anos.


De acordo com a coordenadora Edinara Michelon Bisognin, os professores que ministrarão as aulas dos quatro módulos são renomados, todos com vasta experiência na área. “Este curso tem como objetivo qualificar profissionais para atuação clínica, através da Psicoterapia de Orientação Analítica. Serão trabalhados os fundamentos e técnicas desta abordagem teórica, e sua aplicação às atuais demandas na clínica psicológica. Também, prevê o aporte teórico e ainda a discussão de casos em seminários clínicos. Os casos serão situações reais atendidas pelos próprios pós-graduandos em clínica privada e/ou pelos professores. O corpo docente é composto por profissionais mestres e doutores com formação em Psicoterapia de Orientação Analítica e experiência no atendimento clínico de pacientes, nesta abordagem”, descreve Edinara.


MBA em Solos e Nutrição de Plantas

O objetivo da formação é proporcionar aos diplomados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Tecnologia em Agropecuária e áreas afins, a atualização e a ampliação dos conhecimentos na área da solos, nutrição de plantas e consequente produção vegetal, contribuindo, além da qualificação dos profissionais, o desenvolvimento local e regional. O curso, com carga horária total de 360h e duração de 24 meses, oferece a atualização dos conhecimentos técnicos dentro de uma visão sistemática e integrada do solo, nutrição das plantas e produção agrícola. As aulas serão mensais, nas quintas, sextas e sábados.


De acordo com o coordenador da formação, professor Lucas Aquino Alves, o MBA está inserido no contexto agrícola regional e é uma necessidade de longa data, pois não existem outras pós-graduações nessa temática na região. “O curso foca em um bem mais valioso, que é o solo, explorando conhecimentos sobre como manejá-lo para mantê-lo produtivo para a nossa e as próximas gerações. Os interessados nesse MBA encontrarão professores extremamente qualificados, com doutorado e vasta experiência na área”, explica Alves.