URI/FW participa de lançamento do programa Arboriza Frederico

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
14/06/2022

A diretora geral da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, professora Silvia Regina Canan, participou, na última sexta-feira, do lançamento do programa Arboriza Frederico, que objetiva melhorar a arborização e o paisagismo municipal, e prevê ações até 2025. O programa foi instituído por meio da Lei Municipal 4.989/2022, é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SeMMA) e da administração pública, e tem a URI/FW como apoiadora.


Na oportunidade, estiveram presentes lideranças regionais e comunidade geral. Para compor a mesa de autoridades, estiveram presentes também o prefeito, José Alberto Panosso, o secretário do Meio Ambiente e professor da URI, Ricardo Giovenardi, o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Mazutti, o secretário de Coordenação e Planejamento - também professor da URI, Renato Dall Agnol, e representantes de outras instituições de ensino parceiras do projeto, como a vice-diretora da Universidade Federal de Santa Maria-FW, Eliane Santos, e o diretor do Instituto Federal Farroupilha-FW, Bruno Boniati.


O programa busca promover a melhoria na arborização dos espaços públicos frederiquenses por meio de doações de mudas de árvores à comunidade para plantio nas áreas destinadas. Para auxiliar nas questões de paisagismo, foi criado o Comitê Municipal de Arborização e Paisagismo, formado por representantes da SeMMA, da URI/FW, da UFSM/FW e da comunidade.


Segundo a diretora Silvia, é uma felicidade que a URI possa participar, desde o início, como membro do comitê que desenvolve o projeto, e pretende continuar parceira, pois sempre foi uma tradição de seus cursos vinculados ao meio ambiente a questão de promover plantios de árvores em ruas, praças e monumentos da cidade. Cursos como o de Ciências Biológicas, da URI/FW, promovem, há anos, o plantio de árvores em lugares como a Praça da Corsan, a Sociedade Aquática Barrilense, a Avenida São Paulo e o Monumento Cristo Rei. “O projeto é de grande importância, não só pela participação das universidades, do poder público e da comunidade civil, mas porque contribuirá muito para o futuro ambiental e também estético da cidade. Além de melhorar a questão do ar e da sombra, também vai embelezar a cidade”, complementa a diretora.