URI/FW promove a Conferência Intermunicipal de Cultura

A etapa preparatória, realizada no auditório da universidade no dia 26, contou com a representação de 14 municípios da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
30/10/2023

Para discutir e formular as perguntas geradoras, que se tornarão as proposições e estratégias voltadas à cultura, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e o Conselho dos Dirigentes Municipais da Cultura (Codic), promoveram a Conferência Intermunicipal de Cultura – etapa preparatória –, tendo como co-promotores os 14 municípios envolvidos. O evento foi realizado na quinta-feira, 26, no auditório da universidade. 


Durante a programação, que contou com a participação de lideranças e autoridades locais e regionais, representantes do Setor Cultural dos municípios e comunidade em geral, aconteceram as apresentações da Banda da Escola Cardeal Roncalli e do grupo Em Cena, da professora Thays Londero. Ainda, foram discutidos seis eixos voltados à cultura, norteadores da próxima etapa da conferência. 


Conforme a diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, o evento foi organizado cumprindo com toda a portaria que regulamenta a constituição dos projetos relacionados à cultura nos municípios.


– Após as discussões dos eixos nesta etapa inicial, a partir das falas e reflexões os municípios vão construir as suas linhas de trabalho relacionadas à cultura. Além disso, na próxima segunda-feira, 30, faremos o encerramento da conferência, de maneira on-line, em que cada cidade apresentará suas proposições. Depois, será feita a construção do relatório final, por meio do qual os municípios estarão de posse das ações e estratégias voltadas à cultura de forma individual e, também, teremos a participação dos delegados na Conferência Estadual. Por tudo isso, a URI se sentiu muito honrada em poder trabalhar com estes 14 municípios e receber palestrantes com evidência regional e nacional, dando suporte às reflexões dos eixos – ressalta a diretora geral. 


Segundo a secretária da Educação de Taquaruçu do Sul, Diana Chiele dos Santos, a Conferência foi um espaço de debate sobre as políticas culturais, com ampla participação de segmentos da sociedade e aconteceu em um momento extremamente importante onde a cultura começou a ser valorizada como de fato merece, garantindo direitos que até então não existiam.


- Por meio da contribuição de várias personalidades que acreditam no desenvolvimento cultural, foi possível aprofundar o conhecimento sobre os seis eixos elencados, os quais contribuíram, significativamente, para ampliar os horizontes sobre estes temas tão importantes. Se a cultura criativa está em todos os momentos e lugares, então é imprescindível que ela seja valorizada como tal em suas múltiplas facetas. Neste sentido é importante reiterar que ela não é unilateral, envolve a dinâmica da vida, atravessada pelas tradições do passado que legitimaram a história, pela valorização do presente e pela esperança do futuro. Todos nós, participantes, poder público, agentes culturais, sociedade civil, temos o dever de promover cultura para todos e para cada um, independente de credo, religião, raça, cor, gênero. Parabéns URI e demais organizadores pela excelente Conferência – frisa a secretária.


Eixos abordados

1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura e Plano Estadual da Cultura – O mecanismo institucional de gestão pública da cultura, com o palestrante, Ruben Oliveira, coordenador do Sistema Estadual de Cultura da SEDAC-RS, e mediação do diretor Acadêmico da URI/FW, Carlos Eduardo Blanco Linares.

2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social, com a palestrante, Adriane Minervino, coordenadora dos editais da diretoria de Fomento da SEDAC-RS, e mediação da professora, Lucimery Dal Medico.

3 – Identidade, Patrimônio e Memória, Painel Cultural: Case do Festival ACA e Concepções Culturais, com o palestrante, Giancarlo Panosso, da Associação Cultural Atena (ACA), e mediação da professora, Rosane Ferrari.

4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, com a palestrante professora, Eliane Cadoná.

5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Economia Cultural: a construção de projetos e a busca de receitas, com a palestrante, Agneya Ferraz, da ACA, e mediação da professora, Rosane Ferrari.

6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais, com a palestrante, diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti.

Confira as imagens: