URI/FW promove ensino de produção de álcool gel para alunos do ensino fundamental

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
08/07/2021

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participou nesta quarta-feira, 7, de uma ação comunitária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin, em Taquaruçu do Sul. A professora e coordenadora do curso de Química Industrial da URI/FW, Paula Balestrin, ensinou aos alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental como transformar o álcool líquido em gel.

 

A atividade aconteceu por meio do programa A União Faz a Vida e da ação “Mãos sujas, e agora?”, coordenada pela professora do quarto ano, Susana Schwartz Basso. No total, 22 alunos participaram do momento, no qual a professora Paula ensinou que, ao misturar álcool líquido 70 aos reagentes Carbopol e Trietanolamina, é possível produzir álcool gel.

 

Durante a aula, a professora também reforçou a importância do uso do álcool para higienização. Tanto os estudantes do quarto ano, quanto os do terceiro ano, alunos da professora Luciane Cristina Albarello Gambini, expressaram interesse pelo assunto e aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre a eficiência e necessidade da limpeza das mãos e superfícies com o álcool, seja líquido ou em gel.

 

No fim da atividade, cada aluno recebeu um frasco com o álcool gel produzido na aula. A ação será realizada novamente, na próxima semana, com novas turmas, para que o conhecimento seja levado ao maior número possível de estudantes.


Confira as imagens: