URI/FW promove Fórum de Desenvolvimento Regional em Planalto

Com estes eventos, o intuito é aproximar a universidade das comunidades e das lideranças da região

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
18/08/2023

Fortalecendo seu caráter comunitário, a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está realizando Fóruns de Desenvolvimento Regional. A primeira edição aconteceu em Palmeira das Missões, no mês de maio, e no dia 18 de agosto, o evento foi promovido na Prefeitura de Planalto, reunindo autoridades e lideranças locais e, também, dos municípios de Iraí e Rio dos Índios.

De acordo com a diretora geral Elisabete Cerutti, o intuito destes momentos é apresentar a URI, seus produtos e serviços, demonstrando o quanto a universidade pode contribuir com o desenvolvimento dos municípios, apoiando projetos e programas em diversas áreas, incluindo, educação, saúde, infraestrutura e gestão. “Queremos ajudar a região com a proposição de inovação, educação básica, retenção de talentos e capital intelectual. Com o viés da inovação, também dispomos do Small Farm Hub, que busca encontrar soluções voltadas, especialmente, ao público agro”, frisa Elisabete.

A estrutura da universidade foi exposta pelo diretor administrativo, Alzenir José de Vargas, que citou que a instituição disponibiliza a escola básica, que atende da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, mencionando, ainda, as dezenas de laboratórios, além de estrutura física e qualidade do corpo docente.

Já o diretor acadêmico, Carlos Eduardo Linares, falou sobre o ensino, pesquisa e extensão, eixos norteadores da URI, que a mantém como universidade comunitária, preocupada cotidianamente com a qualidade do profissional que vai estar disponível ao mercado e, também, com o progresso regional, através de iniciativas que apoiam o desenvolvimento dos municípios.

Ainda, o professor, Cassiano Busatta, que coordena os Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro), divulgou sobre estes serviços prestados na URI, que atendem os diversos segmentos da área agro, incluindo leite, solos, água e alimentos e, também, análises clínicas, justificando que a Anagro é uma ferramenta para a região.

 

Participantes

Após as apresentações sobre o que a URI dispõe, o público comentou em que situações a URI pode apoiá-los de forma mais assertiva, atendendo as necessidades locais. Nesse sentido, o secretário da Fazenda de Iraí, Dalcir Tarcisio Carnetti, egresso do curso de Ciências Contábeis da URI, elogiou a iniciativa de a instituição estar nos municípios, mostrando as opções que tem para ajudar no crescimento dos municípios, mencionando a importância de pensar no futuro e em mais qualificação nas mais diversas áreas que o Poder Executivo Municipal atual, citando, ainda, a importância da formação de novos professores.

Da mesma forma, o prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, agradeceu a visita, destacando a parceria já firmada entre a administração municipal e o curso de Tecnologia Agropecuária da URI/FW, que ajuda alunos que frequentam a graduação, com o viés de manter os estudantes no campo, fazendo a sucessão rural. Mencionou a importância de a URI ir expor seus serviços e o apoio que pode dar aos municípios, se dispondo a avaliar a possibilidade de formar mais parcerias com a instituição de ensino superior, pois entende que o material humano que a universidade tem pode ajudar na resolução de algumas demandas do município.

Confira as imagens: