URI/FW promove programação especial para marcar seus 31 anos

Atividades visam envolver todos os públicos que fazem ou fizeram parte da universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
14/04/2023

Em 19 de maio de 2023, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões completa 31 anos. A história do Câmpus de Frederico Westphalen iniciou devido à busca por conhecimento da comunidade local, que acreditava no poder do conhecimento de transformar vidas e desenvolver a região, cuja memória se constitui a partir das ações que a Fundação de Ensino Superior do Alto Uruguai (Fesau) implementou. Desta forma, a universidade foi criada e se tornou pioneira regional no ensino superior, possibilitando que as pessoas pudessem estudar sem a necessidade de se deslocar para grandes centros, criando oportunidades e auxiliando no crescimento local.


Enquanto universidade comunitária, que reconhece a importância da população regional em sua trajetória, a URI/FW convida a comunidade para comemorar esta data especial, em uma programação de ações e festividades, envolvendo alunos, professores e toda a região.


Jantar Comemorativo

Para festejar este importante marco da história da URI com a comunidade que participou da construção da caminhada da instituição, no sábado, 27 de maio, será promovido Jantar Comemorativo, no Salão da Capela do Aparecida, a partir das 19h30min. Os ingressos do jantar podem ser adquiridos por R$30, para crianças de 7 a 12 anos, e R$55 para pessoas a partir de 12 anos, sendo que crianças de até 7 anos não pagam, bem como os associados da Associação dos Professores e Funcionários da URI (Aprofuri).


Demais festividades

No dia 3 de maio, será promovido o I Fórum de Desenvolvimento Regional URI e Municípios, às 13h30min, na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, com o objetivo de integrar a universidade e alguns dos municípios de abrangência, como Barra Funda, Condor, Chapada, Novo Barreiro, São José das Missões e São Pedro das Missões.


No dia seguinte, às 18h45min, serão apresentados os Caras da URI, alunos representantes de seus cursos de graduação, pós-graduação e da Escola Básica, que representarão a instituição durante o ano em eventos e divulgações.


Em 8 de maio, às 19h30min, no Salão de Atos da URI, a comunidade acadêmica atenderá à palestra “Empreendedorismo: do projeto de extensão a Startup de sucesso”, sobre Inovação e Empreendedorismo, com a convidada Márcia Capellari. Ainda na mesma semana, no dia 12, acontece a reinauguração da Sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE), às 19 horas, com o objetivo de apresentar a sala remodelada pelos acadêmicos de Arquitetura, fortalecer o DCE da universidade e dispor de um espaço para os alunos dentro do diretório. Na oportunidade, será oferecido lanche coletivo e um momento de confraternização entre direção e estudantes.


A universidade também está programando o Seminário Estadual das Universidades Comunitárias, com a presença de lideranças como o reitor da Unochapecó e Presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Claudio Alcides Jacoski, a reitora da UPF e vice-presidente da COMUNG, Bernadete Maria Dalmolin, e o reitor da Universidade Regional Integrada, Arnaldo Nogaro. O evento acontecerá dia 25 de maio, às 13h30min, no Salão de Atos da URI.


Para finalizar o mês de comemorações, o DCE promoverá, no dia 31 de maio, uma noite de apresentações de talentos entre os acadêmicos, em diferentes áreas, como música, dança, ginástica e outros. Os alunos poderão aproveitar as exibições artísticas com pipoca e, na mesma noite, os atletas dos clubes Guarani e União Frederiquense farão integração com a comunidade acadêmica.


Selo de 31 Anos

Para ilustrar a caminhada na construção da integração da comunidade regional, a universidade lançou, em todos os câmpus, um selo institucional de 31 Anos. A logomarca foi desenvolvida pela designer gráfica do câmpus de Frederico Westphalen, Silvana Kliszcz, com o objetivo de expressar a representatividade da inovação e a ressignificação da universidade ao longo dos anos, mantendo a essência calcada no compromisso com o ensino de qualidade.


A designer destaca que a construção do projeto visual comemorativo foi desenvolvida com desenhos e traços que representam a integração e inovação da URI ao longo dos 31 anos. "O número '31', que envolve a logo e segue os contornos arredondados, representa o caminho da URI na construção e integração na comunidade e região em que está inserida ao longo dos anos, contribuindo para o desenvolvimento regional, profissional, comunitário e humano", explica Silvana.



Confira as imagens: