Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2023
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Educação Física Bacharelado
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW realiza pré-lançamento de documentário no I Seminário Traversinando

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEDU), participou, nos dias 4 e 5 de setembro, do I Seminário Traversinando: travessias, pesquisas e conversas com a escola, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.
O evento nasceu de uma pesquisa proposta pela professora Clarice Salete Traversini (in memoriam), do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, que contou com a parceria da URI/FW, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e demais entidades interessadas em investigações envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Agora coordenado pela professora Roséli Belmonte Machado, o projeto gerou seu primeiro evento com o objetivo de compartilhar os achados de pesquisa e homenagear a professora Clarice.
Na oportunidade, em meio a mesas de discussões e palestras, a professora Eliane Cadoná, do PPGEDU da URI, realizou o pré-lançamento de um documentário, sob orientação das professoras Clarice e Roséli, fruto de seu pós-doutorado em educação, na UFRGS. O documentário ‘O que eu quero da escola?’ busca explanar vivências escolares de pessoas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, colocando em debate o papel da escola frente à questão das diferenças. A produção foi realizada pela URI, e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS). De acordo com Eliane, o evento foi um encontro recheado de afeto, ciência e discussões importantes para a educação básica.
Confira o teaser do documentário clicando aqui.