Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
URI/FW representada em evento sobre educação do campo na Bahia
A experiência do Pronera e da Pedagogia da Alternância foi apresentada durante a programação

Educadores, alunos, gestores e militantes sociais da Educação do Campo, das Águas e das Florestas estiveram no Encontro Nacional Educação do Campo, das Águas e das Florestas, realizado em Salvador, na Bahia, de 28 de fevereiro a 2 de março. Também participaram, representantes do MEC, do Pronera/Incra, do governo da Bahia, representantes de universidades federais, estaduais e comunitárias, de Casas Familiares Rurais e de Escolas Famílias Agrícolas. Em nome da URI/FW e do curso de Tecnologia em Agropecuária, esteve presente o professor, Gelson Pelegrini, e a aluna, Viviane Chiarello.
No evento, que teve o objetivo de debater a educação do campo, Gelson e Viviane apresentaram a experiência do Pronera – que formou a terceira turma na universidade no dia 17 de fevereiro, envolvendo beneficiários do Crédito Fundiário, público que acessa o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Foram dias de debates e encaminhamentos, discussões pedagógicas, técnicas, econômicas e financeiras para viabilização dessas experiências.
– O encontro foi importante para conhecermos experiências nacionais de educação do campo, licenciaturas, mas, principalmente, sobre o Pronera, pela situação que está o programa hoje, necessitando orçamento para financiar todas as experiências. Ainda, foi muito bom o debate sobre a Pedagogia da Alternância, que é utilizada no Pronera e, também, pelas Casas Familiares e pelas Escolas Famílias Agrícolas. Tudo isso nos serviu para aprofundar estes conhecimentos e, também, ter a oportunidade de relatar nossa experiência a tantas pessoas de diferentes Estados – finaliza Pelegrini.