URI/FW tem sua maior participação na história da Expofred

Universidade promoveu atividades relacionadas aos cursos de graduação, além de eventos paralelos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Alunos representantes dos cursos da universidade, Caras da URI participam de atividades na feira

Isabela Vanzin da Rocha
26/04/2022

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, marcou presença na Expofred 2022, entre os dias 19 e 24 de abril. Durante a feira, a universidade promoveu atividades para a comunidade envolvendo todos os cursos, além de eventos paralelos, como o lançamento do Small Farm Hub, projeto em parceria com o Inova RS e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que contou com a presença do do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Os eventos da URI/FW foram prestigiados também por pessoas de destaque na comunidade, marcando positivamente a participação da instituição de ensino superior na exposição. No decorrer da semana, a universidade também promoveu o lançamento do Vestibular de Inverno do curso de Direito e um seminário dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária, sobre sucessão rural e profissionalização, com apresentação de cases de alunos que já perceberam mudanças em suas propriedades, a partir da sua permanência e frequência nos cursos. 

Neste evento, a universidade foi prestigiada por lideranças, como o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, o diretor de Operações do Sicredi, Jaques Samuel dos Santos, e o assessor de Negócios Agro, Neimar da Rosa. Também participaram, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, coordenadores das Casas Familiares Rurais de Frederico Westphalen e Alpestre, familiares de estudantes e vários outros parceiros da URI.

Valorizando outras iniciativas, diversas atividades importantes da universidade foram desenvolvidas na Expofred, como a apresentação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Prevenção da Dengue, com os alunos e professores de Enfermagem, e pintura de rosto com representantes do curso de Pedagogia. Também, oficina de Tipagem Sanguínea, com as graduações em Biomedicina e Farmácia, nos três primeiros dias do evento. Ainda, o curso de Direito promoveu, em três momentos, orientações sobre Direito Previdenciário, Direito do Trabalhador Doméstico e Direito à Saúde, e a Escola Básica promoveu uma trilha com os alunos, da URI até o parque de exposição.

Também foram realizadas, palestras das coordenações de Psicologia e Engenharia Civil, e sobre Práticas de Expressão Gráfica e Maquete, com o curso de Arquitetura e Urbanismo, atividades de alongamentos com a graduação de Educação Física, e orientações sobre Cuidados com a Postura, com acadêmicos e professores de Fisioterapia, e ainda ações sobre as pós-graduações EAD da universidade. Além disso, foram oferecidas oficinas sobre o Ciclo da Vida, com o curso de Ciências Biológicas, sobre Eficiência Energética em Residências, com professores de Engenharia Elétrica, sobre experimentos químicos, com universitários de docentes de Química Industrial, e de Empreendedorismo, além do lançamento da Empresa Júnior do curso de Administração.

Segundo a diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, esta foi a maior e melhor participação da universidade em feiras. “A URI mostrou sua potencialidade e grandeza, não apenas em termos de números, mas de pessoas, pois teve sua presença marcada em todos os lugares da exposição. Foi uma participação de muito engajamento, trabalho e envolvimento de todos os colegas, equipes e cursos, realizando atividades, visitações e mostrando as grandes possibilidades que a instituição oferece”, destaca.


- Nossos colegas vestiram nossa camisa, literalmente. Tivemos participação, inclusive, de nossos egressos que hoje são profissionais de sucesso. Foi uma feira que mostrou que não é por acaso que a URI completa 30 anos, e sim porque é uma universidade regional, que formou pessoas de toda a região, e integrada à comunidade. A URI não é apenas uma instituição de ensino superior, é um patrimônio da nossa comunidade, cada vez mais forte e engajada - complementa a diretora.

Confira as imagens: