Viagens de estudo fazem parte do aprendizado no curso de Psicologia

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
25/06/2014

O Curso de Psicologia, a cada ano, vem realizando uma viagem de estudos, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos do curso o aprendizado para além dos muros  da universidade. Desta forma, a atividade busca possibilitar a vivência de práticas profissionais, as quais são, primeiramente, embasadas na universidade.


A viagem é estruturada em dois âmbitos, incluindo acadêmicos do III e do VII semestres, e as disciplinas ministradas respectivamente pelas professoras Helena Christ, Marisa do Nascimento Pigatto, Claudia Reis Flores e Loren Aita Riss. O foco são esses semestres, em virtude das temáticas que estão sendo trabalhadas. No III semestre a disciplina Fundamentos da Abordagem Cognitivo-comportamental, Teorias de Grupo e Fundamentos da Abordagem Sistêmica, e no VII semestre a disciplina de Intervenções Institucionais e Organizacionais I.


No III semestre inicia o aprendizado das linhas teóricas da psicologia clínica: Cognitivo-Comportamental (TCC), Familiar Sistêmica e Psicanálise. Dessa maneira, as visitas aos Cursos de Formação nessas abordagens, bem como as Instituições Instituto Psiquiátrico Forense, Kinder e Hospital de Clínicas, fomentam o conhecimento de algumas das diversas práticas e intervenções possíveis. Ainda, a possível análise da dinâmica dos grupos e organizações, oriunda dos referidos contextos institucionais, possibilita aos acadêmicos aprofundar o conhecimento dos mesmos, como acrescentam as professoras Helena, Marisa e Cláudia.


No VII semestre, os alunos estão vivenciando suas primeiras experiências de estágios práticos na área organizacional e do trabalho. Nesse sentido, as visitas nas empresas colaboram com o processo de aprendizagem, uma vez que os acadêmicos conhecem o funcionamento de uma grande organização, visualizam sua linha de produção e dialogam com o psicólogo desse espaço de trabalho. Essa roda de conversa com o profissional da psicologia possibilita o conhecimento das práticas desses profissionais nesse âmbito, de modo que proporcionam aos acadêmicos a realização de questionamentos, construindo a partir disso um novo outro olhar frente as intervenções possíveis nesse cenário, questões  essas que puderam evidenciar nas Empresas de grande porte visitadas nesse ano, como a Sthil e a Paquetá, destaca a professora Loren.


As viagens do curso de psicologia além de proporcionar aos acadêmicos a visita em diferentes locais, possibilita maior integração dos mesmos, ao conviverem em grupo. Além disso, procuramos aproveitar o máximo possível, realizando passeios turísticos e culturais.

 

Nesse ano a viagem teve como foco a região do Vale do Sinos e Porto Alegre, abrangendo a empresa de calçados Paquetá, na cidade de Sapiranga e a empresa Still, na cidade de São Leopoldo, ambas com o objetivo de conhecer a empresa, seu funcionamento, sua linha de produção e seus processos, bem como contatar com o psicólogo responsável e suas práticas no cenário empresarial.


A viagem realizou-se nos dias 22 e 23 de maio de 2014. O primeiro destino foi a cidade de Sapiranga para visitação a empresa Still. Na Still, o grupo foi receb

Confira as imagens: