Vida saudável e cheia de energia na chegada do horário de verão

Começou o horário de verão

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
13/11/2013

O horário mudou, o sol garante seu brilho por mais tempo e as temperaturas quentes chegam para mudar também alguns hábitos que foram substituídos durante o inverno.
 

Tendo como objetivo reduzir o consumo de energia neste período, a mudança do “horário de inverno” para o “horário de verão” gera algumas perguntas: Por que algumas pessoas gostam dessa mudança no horário? Por que outras dizem se sentir mais cansadas? E outras, mais dispostas? A resposta para essas e tantas outras perguntas que surgem nas rodas de conversa nesse período do ano dizem respeito à influência do relógio para o funcionamento de cada indivíduo, ou seja, não adiantamos somente o relógio como um movimento simples, outras questões estão envolvidas nesse processo, conforme explicou a psicóloga Aita Riss, que é professora do curso de Psicologia da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.


“É necessária uma adaptação do organismo, pois podem ocorrer inferências no sono, irritabilidade, instabilidade do humor, dores de cabeça, estresse, entre outros”, explicou a professora Loren, recordando ainda, que há pessoas que dizem não “render” da mesma maneira com a troca do horário, enquanto outras aumentam sua produtividade. “Isso se deve a forma com que cada ser humano lida com essa mudança, necessitando de um período geralmente curto para se adaptar ao novo horário. Por exemplo, quem gosta de acordar cedo, irá sentir o fato de despertar nos primeiros dias ainda mais cedo. As pessoas que rendem mais no fim do dia, esses ganham mais tempo em suas atividades, tendo uma adaptação mais rápida, o que compreende seu funcionamento”, esclareceu.

E para aproveitar o que o horário de verão pode proporcionar de melhor, a professora Loren, da Psicologia, o professor Luciano Panosso, do curso de Educação Física da URI-FW, e a professora Rúbia Garcia Deon, Nutricionista e professora do curso de Nutrição da URI – FW, deixaram algumas dicas:


Prof. Loren          Prof. Luciano       Prof. Rúbia

 

Aproveitar as horas do dia...

As sugestões da Psicóloga Loren para vivenciar a mudança de horário, estão relacionadas às práticas de exercícios, “acordar mais cedo, assim como dormir antes do horário que estava acostumado também são boas formas de ir organizando uma rotina a partir da mudança que o período de horário de verão ocasiona. As horas de sono devem ser reparadoras influenciando d