Workshop proporciona conhecimento e ideias sobre startups

Alunos da URI/FW e outras pessoas da comunidade participaram do evento realizado no Small Farm Hub

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
10/08/2023

Entender como é o dia a dia de uma startup, o perfil dos empreendedores que buscam a inovação, desenvolvendo sua criatividade e o entendimento sobre validação de ideias, modelagem de negócios, MVP, Pitch e o universo das startups, foram os objetivos do Workshop Startando uma Startup, realizado no dia 8, no Small Farm Hub, na URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Estiveram presentes, acadêmicos e professores da universidade, além de outras pessoas da comunidade.

O palestrante foi, Flaviano Gastão Júnior, que é publicitário, especialista em Gestão de Pessoas, Estratégias de Negócios, mestrando em Desenvolvimento de Negócios e Inovação, pela Must University / Flórida. A promoção do evento foi do Small Farm Hub, por meio da URI/FW, Sicredi Conexão, Sebrae-RS, Fapergs, Inova RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Flaviano, que já qualificou mais de 500 empresas neste modelo, começou explicando o que é uma startup, que tem como significado literal “empresa emergente”. “Estas iniciativas nascem para resolver problemas, trabalham com a inovação, tem possibilidade de escala, perfil e estrutura enxuta, além de baixo custo, atuando com planejamento de mais curto prazo. Para abrir um negócio neste modelo, é preciso capital humano, desafios e ideias”, explica Gastão Júnior.

O palestrante também defendeu a criação de startups, fazendo comparações sobre o volume de investimentos necessário para abrir uma empresa tradicional – que precisa, normalmente, mais de R$ 100 mil –, e uma startup – que consegue entrar em atividade com uma quantia de recursos bem inferior, podendo ser de cerca de R$ 1 mil. “Esta diferença de valor, deve-se ao fato de que normalmente o proprietário da startup é quem faz tudo, sendo do faxineiro ao CEO. Para quem busca parcerias, minha orientação é conseguir sócios que tenham a mesma visão de negócio e que gostem de resolver problemas. Assim, é bem maior a probabilidade de dar certo e a empresa ser lucrativa”, frisa.

 

Números

No Brasil, a maioria de startups está localizada nas regiões Sudeste e Sul. O Rio Grande do Sul é o quarto no país com o maior número dessas empresas, somando cerca de mil, dividias na maior parte em áreas, como educação, saúde e agronegócio. No total das existentes, 74% do público é masculino, tendo no comando pessoas de 30 a 45 anos.   Outro dado mencionando pelo publicitário é que a maioria absoluta das startups de sucesso é de pessoas que estudaram e têm, no mínimo, graduação completa.

 

Surpresa

Ao final do evento, uma das coordenadoras do Hub, Ana Paula Pessotto, anunciou que o público presente terá a oportunidade de participar de forma gratuita do Hackathon – passando por todas as fases de uma startup –, que será realizado dias 15 e 16 de setembro, na Biblioteca da URI/FW. Hackathon, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

– Com o evento, teremos as primeiras startups da região, que passarão pela incubação com o apoio do Sebrae-RS e, após, poderão buscar investidores. Quem participa deste movimento, expõe ideias, cria oportunidades e soluções que podem virar a vida profissional dessas pessoas – esboça Ana Paula.

 

O hub

O Small Farm Hub, mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, faz parte do Agrotec Norte, do Inova RS, feito para toda a comunidade do Estado. O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.

Confira as imagens: