Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Projeto Integrado de Atendimento às Famílias Vítimas de Violência Intrafamiliar
PROJETO INTEGRADO DE ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

A URI – Câmpus de Frederico Westphalen, através do Curso de Psicologia, com auxílio do curso de Direito e em parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e com a OAB - Subseção de Frederico Westphalen, propõe uma ação integrada que trabalhe com a temática da violência contra a mulher, como forma de minimizar seus efeitos imediatos.
Intervir junto a mulheres em situação de violência doméstica pressupõe organizar estratégias visando seu fortalecimento e sua resistência aos atos de desigualdade que vivenciam, buscando a obtenção da cidadania, da autonomia e da participação no contexto social que se inserem. Exercitar o seu empoderamento pessoal é também reconhecer que a fragilização vivenciada pelas mesmas compreende as perdas materiais, subjetivas e valorativas em sua vida, em razão dos processos de exclusão e violência que sofrem cotidianamente.
O processo do trabalho, portanto, tem por objetivo contribuir para redefinir as trajetórias destas usuárias, mudando as relações de poder como o direito da informação, dos recursos, das redes. Intervir junto das usuárias envolve considerar projetos individuais e coletivos das mesmas, referências e interesses com vistas à libertação da situação em que se encontram.
O projeto também acolhe pessoas que exercem a agressão, na ideia de trabalhar o processo de forma integral, sem estigmatização, preconceito e julgamento.
Com esta ação, o curso de psicologia objetiva:
- Prestar atendimento às famílias envolvidas em situação de violência doméstica encaminhadas pelo Poder Judiciário e pela rede de atendimento do Município.
- Oferecer orientação assistencial, psicológica e jurídica, com aconselhamento e encaminhamento às mulheres vítimas de violência doméstica.
- Realizar uma cartografia da violência doméstica no Município, para auxiliar na implementação de políticas públicas de atendimento a esse segmento.