Arquitetura e Urbanismo

1 Apresentação

O Arquiteto e Urbanista é o profissional que cuida do habitat humano. Ele planeja desde o habitat mínimo, como a unidade residencial, até a cidade. Atua na organização do espaço público, na execução de políticas públicas voltadas para as questões urbanas e no espaço privado, dando vida a projetos de edificações.

A profissão do Arquiteto e Urbanista ainda é desconhecida por grande parte da sociedade. Confundem-se suas atribuições com outros profissionais, principalmente os ligados às construções de residências e prédios, mas quem projeta é o Arquiteto e Urbanista.


O que faz o Arquiteto e Urbanista?


O Arquiteto e Urbanista é o profissional licenciado para atuar em projetos de edifícios dos mais simples, como residências, aos mais complexos como escolas, indústrias, hospitais. Ele também compatibiliza os projetos de arquitetura com os projetos complementares (estrutural, elétrico, hidrossanitário, etc.), acompanha obras, especifica materiais e técnicas construtivas. Sua ampla formação o prepara para desenvolver e acompanhar, juntamente com outras categorias disciplinares, projetos de planejamento regional, urbanismo (projetos de partes das cidades), desenho urbano (projeto e intervenções para melhorias em áreas públicas) e habitação de interesse social. O Arquiteto e Urbanista tem atribuições para atuar nas áreas de preservação do patrimônio histórico e na coordenação da elaboração planejamento físico-territorial (intervenção no espaço urbano e regional fundamentados). Inclui ainda as atuações em concepção e execução em paisagismo, arquitetura de interiores (lojas, consultórios) e design de mobiliário.

2 Na URI

O curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, conta com um processo educacional comprometido em formar profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho, através da vivência prática concomitantemente com a teoria aplicada.

Entre os principais objetivos, o curso busca desenvolver uma consciência crítica, capacitando o acadêmico a uma avaliação da produção arquitetônica e urbanística como ferramenta de transformação social e cidadã. 

Desta forma, o curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, procura oportunizar e estimular os acadêmicos a atividades curriculares e extracurriculares, entre elas: 

  • Iniciação Científica, através de projetos de pesquisa, congressos, fóruns e participação nos diversos segmentos da comunidade científica buscando encontrar soluções acerca dos problemas atuais e futuros. 
  • Projetos de Extensão e Inovação, através dos "Talleres" de Arquitetura e Urbanismo promovidos com parcerias de universidades nacionalmente e internacionalmente reconhecidas, instituições públicas e privadas da sociedade e profissionais da área da construção civil. 
  • Viagens Técnicas, com caráter nacional e internacional, através do Programa Desbravadores da América. O curso já realizou diversos roteiros como exemplo, o do centro histórico de Porto Alegre - RS, visita à fábrica da Todeschini em Bento Gonçalves - RS, e viagens internacionais como ao Evento de Luminotécnica em Buenos Aires – Argentina. 
  • Internacionalização, na busca da ampliação de conhecimento e debates mútuos acerca de políticas institucionais e curriculares do curso, criou-se uma política de internacionalização na qual vem se realizando através de missões internacionais em busca de convênios com universidades latino americanas visando uma integração entre nossos acadêmicos e professores, com isto, o curso já vem realizando diálogos através de missões representativas em Havana (Cuba), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Coimbra (Portugal) e Lisboa (Portugal). 
  • Participação em eventos, como CasaCor, Movelsul, encontros de Arquitetura e Construção. 
  • Exposições, muitos dos trabalhos realizados pelos acadêmicos são expostos para o grande público na Biblioteca Central. 
  • Palestras, Cursos, Mini-Cursos, Semanas Acadêmicas.
  • Estágios e oportunidades de trabalho, tanto dentro quanto fora da universidade, buscando inserir o acadêmico em áreas referentes ao curso. A isto soma-se o Programa de Egressos da URI e o Programa "Pertencer" organizado aos Egressos pelo próprio curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. 
  • Taller Vertical Internacional, o maior evento anual do curso. O Taller proporciona uma integração nacional e internacional de acadêmicos e professores no qual se desenvolve projetos arquitetônicos e urbanísticos através de intervenções realizadas nas comunidades, bairros e diversas cidades da região de Frederico Westphalen. Desta forma, o curso cumpre seu papel cidadão e comunitário propondo plano e projetos para o futuro de nossas cidades, e acarretando no maior conhecimento da realidade por parte de nossos professores e acadêmicos. 



3 Mercado

O Arquiteto e Urbanista pode atuar como autônomo, na iniciativa privada, em empresas ou instituições públicas. Compete ao profissional Arquiteto e Urbanista o exercício das atividades de supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia, avaliação - referentes à construção, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, local, urbano e regional, paisagismo e trânsito.

4 Matriz Curricular

Situação do Curso:

Autorizado pela Resolução nº 1567/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.


Currículo Pleno:

2014 a ...- 10 Semestres


Carga Horária Total:

3740 h/a.


Atividades Complementares:

200


Turno:

Diurno/Noturno


Modalidade:

Bacharel


Vagas Anuais:

50


5 Ingresso

As formas de ingresso nos cursos superiores da URI/FW são


  • Vestibular: processo seletivo promovido pela universidade, com a finalidade de selecionar os candidatos para ingresso nos cursos ofertados, conforme edital;
  •  Transferências Internas e Externas (condicionadas à existência de vaga): ingresso proveniente de transferências de outros cursos da URI ou originário de outras instituições de ensino superior;
  • Enem (regulamentado pela Resolução Nº 2076/CUN/2015, de 29/05/2015): ingresso com base no Exame Nacional do Ensino Médio, obedecendo a seus critérios;
  •  Portador de Diploma de Curso Superior (condicionado à existência de vaga): ingresso para alunos que já possuam graduação, seja ela realizada na URI ou em outra instituição de ensino superior;
  • Reingresso: ingresso para universitários que já realizavam algum curso de graduação, porém o interromperam e agora desejam continuar.


Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas


  • CREDIURI (Programa de Crédito Educativo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões): cobertura de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45% ou 50% no formato de financiamento estudantil, conforme edital;
  • PROUNI (Programa Universidade para Todos): ingresso com base no programa ProUni, obedecendo a seus critérios de acesso;
  •  FIES (Programa de Financiamento Estudantil): ingresso com base no programa Fies, obedecendo a seus critérios de acesso.

6 Laboratórios
  • Convivência e Estudo

    Prédio 12/Inferior

  • Informática Básica - 00

    Prédio 10/Sala 507A

  • Projetos

    Prédio 10/Sala 202B

    Prédio 10/Sala 104B

    Prédio 10/Sala 105B

    Prédio 12/Sala 05

  • Topografia

    Prédio 13/Sala 103

  • Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

  • Computação Gráfica

    Prédio 07/Sala306 – URITec

    Prédio 13/Sala 201 – URITec II

  • Hidráulica

    Prédio 13/Sala 102

  • LARQ - Centro de Laboratórios de Arquitetura e Urbanismo

    Prédio 10/Sala 106-D e Prédio 10/Sala 107-D

    Regimento Interno

7 Notícias
8 Contato