Engenharia Civil

1 Apresentação

O curso de Engenharia Civil proporciona uma sólida educação aliada a conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos produtivos integrados às habilidades práticas. Com um amplo espectro de atuação, o profissional projeta e acompanha as etapas das obras civis. 

 

A Engenharia Civil está envolvida e inserida em praticamente toda a cadeia produtiva, sendo uma das maiores responsáveis pelo aquecimento da economia e desenvolvimento de nossas cidades.

 

O que estuda um Engenheiro Civil?

Fazem parte disciplinas do ciclo básico como os cálculos e física que através do raciocínio lógico desenvolvem a capacitação profissional. Já as disciplinas específicas estudam o solo, o concreto, a madeira, pontes, rodovias, etc.


2 Na URI

Com uma carga horária de 4.080ha e uma das grades curriculares mais amplas e completas na área, o Engenheiro Civil formado na URI não desenvolve sua capacidade exclusivamente na área técnica, mas integra a gestão e o planejamento às suas atividades principais, em altos cargos de chefia de empresas pública ou privada.

 

Isto porque o profissional desenvolve a capacidade de liderar grupos, uma vez que, possui uma formação básica sólida e raciocínio analítico. Além disso, também é desejável um senso crítico para lidar com as complexas questões contemporâneas, pois elas envolvem inúmeras variáveis dos mais diversos campos disciplinares. Características essas muito procuradas no mercado de trabalho. A Engenharia Civil está associada à tecnologia e fruto disso é o interprofissionalismo.

 

Neste período de desenvolvimento e crescimento nacional e, com o impulso dado às áreas de atuação da Engenharia Civil, verifica-se uma tendência de que a maioria dos egressos já está sendo aguardados para contratação de empresas, muitas vezes antes até da sua graduação.


3 Mercado

A Engenharia Civil tem um amplo espectro de atuação. O profissional desta área pode estudar, projetar, fiscalizar ou supervisionar trabalhos relacionados a pontes, túneis, barragens, estradas, vias férreas, portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água e saneamento, etc.

 

Em seu trabalho, o Engenheiro Civil projeta e acompanha as etapas da obra civil. E para projetar tais obras, ele estuda as características do solo, a incidência do vento, a finalidade do uso da construção, os materiais disponíveis, os custos envolvidos. Este trabalho é desenvolvido pelo dimensionamento e especificação de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e de gás, etc., relacionados com o controle e planejamento de obras.

 

No seu dia a dia, seja no escritório e no canteiro de obras, chefia equipes, supervisiona prazos, custos e cumprimento de normas de segurança. De forma geral, o Engenheiro Civil pode se especializar, por exemplo, em estruturas, fundações, saneamento, mecânica dos solos, transportes, infraestrutura portuária e aeroportuária.


4 Matriz Curricular

Situação do Curso:

Autorizado pela Resolução nº 1566/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.


Currículo Pleno:

2014 a ...- 10 Semestres


Carga Horária Total:

4080 h/a.


Atividades Complementares:

240


Turno:

Noturno/Diurno


Modalidade:

Bacharel


Vagas Anuais:

50


5 Ingresso

As formas de ingresso nos cursos superiores da URI/FW são


  • Vestibular: processo seletivo promovido pela universidade, com a finalidade de selecionar os candidatos para ingresso nos cursos ofertados, conforme edital;
  •  Transferências Internas e Externas (condicionadas à existência de vaga): ingresso proveniente de transferências de outros cursos da URI ou originário de outras instituições de ensino superior;
  • Enem (regulamentado pela Resolução Nº 2076/CUN/2015, de 29/05/2015): ingresso com base no Exame Nacional do Ensino Médio, obedecendo a seus critérios;
  •  Portador de Diploma de Curso Superior (condicionado à existência de vaga): ingresso para alunos que já possuam graduação, seja ela realizada na URI ou em outra instituição de ensino superior;
  • Reingresso: ingresso para universitários que já realizavam algum curso de graduação, porém o interromperam e agora desejam continuar.


Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas


  • CREDIURI (Programa de Crédito Educativo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões): cobertura de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45% ou 50% no formato de financiamento estudantil, conforme edital;
  • PROUNI (Programa Universidade para Todos): ingresso com base no programa ProUni, obedecendo a seus critérios de acesso;
  •  FIES (Programa de Financiamento Estudantil): ingresso com base no programa Fies, obedecendo a seus critérios de acesso.

6 Laboratórios
  • Convivência e Estudo

    Prédio 12/Inferior

  • Elétrica

    Prédio 12/Inferior

  • Informática 303

    Prédio 07/Sala - 303

  • Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

  • Maquetaria

    Prédio 10/Sala 107D


    Regimento Interno do Laboratório

  • Materiais de Construção Civil

    Prédio 13/Inferior

  • Prensa Hidráulica

    Prédio 13/Inferior

  • Solos

    Prédio 13/Inferior

  • Topografia

    Prédio 13/Sala 103

  • URITec

    Prédio 7/Sala 306

  • Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

7 Notícias
8 Contato