Ciências Biológicas Bacharel

1 Apresentação

O biólogo bacharel é um profissional qualificado para atuar em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.


O biólogo pode atuar em mais de 150 áreas como: administrador de parques, reservas e estações biológicas, consultor ambiental, pesquisador, órgãos e/ou secretarias municipais e estaduais de meio ambiente (IBAMA, FEPAM), ONGs ou empresas, ecodesigner, ecoturismo, biologia forense (investigação), controle de vetores e pragas, laboratórios, pesquisa e licenciamento ambiental.

2 Na URI

O profissional biólogo é apto para atuar com qualidade e responsabilidade nos diferentes espaços existentes possíveis para atuação do biólogo, com as competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão.

 

O curso de Ciências Biológicas da URI, atendendo ao perfil estabelecido no Parecer CNE/CES 1301/2001 do MEC, que trata das Diretrizes Curriculares para o referido curso, prevê que o biólogo formado no curso deverá ser:


  • detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
  • consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação de políticas, bem como de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida;
  • comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  • consciente de sua responsabilidade como educador nos vários contextos de atuação profissional;
  • apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  • preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.


3 Mercado

Segundo o Conselho Federal de Biologia, o biólogo atua nas áreas:

 

1. Meio Ambiente e Biodiversidade

  • Aquicultura: Gestão e Produção 
  • Arborização Urbana 
  • Auditoria Ambiental 
  • Bioespeleologia 
  • Bioética 
  • Bioinformática 
  • Biomonitoramento 
  • Biorremediação 
  • Controle de Vetores e Pragas 
  • Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas 
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos 
  • Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental 
  • Ecodesign 
  • Ecoturismo 
  • Educação Ambiental 
  • Fiscalização/Vigilância Ambiental 
  • Gestão Ambiental 
  • Gestão de Bancos de Germoplasma 
  • Gestão de Biotérios 
  • Gestão de Jardins Botânicos 
  • Gestão de Jardins Zoológicos 
  • Gestão de Museus 
  • Gestão da Qualidade 
  • Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas 
  • Gestão de Recursos Pesqueiros 
  • Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos 
  • Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia 
  • Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica 
  • Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora 
  • Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos 
  • Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos 
  • Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero 
  • Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica 
  • Inventário, Manejo e Conservação da Fauna 
  • Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos Licenciamento Ambiental 
  • Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) 
  • Microbiologia Ambiental 
  • Mudanças Climáticas 
  • Paisagismo 
  • Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense 
  • Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas 
  • Responsabilidade Socioambiental 
  • Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas 
  • Saneamento Ambiental 
  • Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade

 

2. Saúde

  • Aconselhamento Genético  
  • Análises Citogenéticas 
  • Análises Citopatológicas 
  • Análises Clínicas
  • Análises de Histopatológicas 
  • Análises, Bioensaios e Testes em Animais 
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano 
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos 
  • Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, óvulos e Embriões 
  • Bioética 
  • Controle de Vetores e Pragas 
  • Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos 
  • Gestão da Qualidade 
  • Gestão de Bancos de Células e Material Genético  
  • Perícia e Biologia Forense 
  • Reprodução Humana Assistida 
  • Saneamento 
  • Saúde Pública/Fiscalização Sanitária 
  • Saúde Pública/Vigilância Ambiental 
  • Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica 
  • Saúde Pública/Vigilância Sanitária 
  • Terapia Gênica e Celular 
  • Treinamento e Ensino na Área de Saúde.

 

3. Biotecnologia e Produção

  • Biodegradação 
  • Bioética 
  • Bioinformática 
  • Biologia Molecular 
  • Bioprospecção 
  • Biorremediação 
  • Biossegurança 
  • Cultura de Célula e Tecidos 
  • Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OMGs). 
  • Desenvolvimento Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos 
  • Engenharia Genética/Bioengenharia 
  • Gestão da Qualidade 
  • Melhoramento Genético 
  • Perícia/Biologia Forense 
  • Processos Biológicos de Fermentação e Transformação 
  • Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.


4 Matriz Curricular

Situação do Curso:

Autorizado pela Resolução nº 1565/CUN/2011 de 01 de julho de 2011.


Currículo Pleno:

2015 a ... - 9 Semestres


Carga Horária Total:

3485 h/a.


Atividades Complementares:

200


Turno:

Noturno


Modalidade:

Bacharel


Vagas Anuais:

30


5 Ingresso

As formas de ingresso nos cursos superiores da URI/FW são


  • Vestibular: processo seletivo promovido pela universidade, com a finalidade de selecionar os candidatos para ingresso nos cursos ofertados, conforme edital;
  •  Transferências Internas e Externas (condicionadas à existência de vaga): ingresso proveniente de transferências de outros cursos da URI ou originário de outras instituições de ensino superior;
  • Enem (regulamentado pela Resolução Nº 2076/CUN/2015, de 29/05/2015): ingresso com base no Exame Nacional do Ensino Médio, obedecendo a seus critérios;
  •  Portador de Diploma de Curso Superior (condicionado à existência de vaga): ingresso para alunos que já possuam graduação, seja ela realizada na URI ou em outra instituição de ensino superior;
  • Reingresso: ingresso para universitários que já realizavam algum curso de graduação, porém o interromperam e agora desejam continuar.


Para facilitar o acesso ao ensino superior, a URI oferece a possibilidade de bolsas


  • CREDIURI (Programa de Crédito Educativo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões): cobertura de 20%, 25%, 30%, 35%, 40%, 45% ou 50% no formato de financiamento estudantil, conforme edital;
  • PROUNI (Programa Universidade para Todos): ingresso com base no programa ProUni, obedecendo a seus critérios de acesso;
  •  FIES (Programa de Financiamento Estudantil): ingresso com base no programa Fies, obedecendo a seus critérios de acesso.

6 Corpo docente
  • ANA PAULA DO PRADO

  • CASSIANO BUSATTA

  • CLAUDIA FELIN CERUTTI KUHNEN

  • FERNANDO BATTISTI

  • MARCELO CARVALHO DA ROCHA

  • RICARDO GIOVENARDI

7 Laboratórios
  • Anatomia

    Prédio 11/Sala 01

  • Área Experimental de Frutíferas

    Prédio 13

  • Bioquímica Clínica/Toxicologia/Fitopatologia/Hematologia

    Prédio 10/Sala 303B

  • Controle de Qualidade

    Prédio 10/Sala 307B

  • Enfermagem

    Prédio 10/Sala 302B

  • Farmacognosia

    Prédio 10/Sala 306B

  • Física

    Prédio 10/Sala - 503 - D

  • Fisiologia

    Prédio 11/Sala 02

  • Genética/Histologia

    Prédio 10/Sala 402D

  • Herbário/Museu

    Prédio 10/Sala 402B

  • Hermatologia Clínica/Citologia Clínica

    Prédio 10/Sala 304B

  • Horto de Plantas Medicinais

    PMTec

  • Informática 303

    Prédio 07/Sala - 303

  • Informática 309

    Prédio 7/Sala 309

  • Informática Básica - 00

    Prédio 10/Sala 507A

  • Leite

    Câmpus II

  • Microbiologia/Imunologia Básica

    Prédio 10/Sala 405D

  • Modelos Biológicos Experimentais

    PMTec

  • Morfologia Animal e Vegetal/Farmacobotânica

    Prédio 10/Sala 404A

  • Parasitologia

    Prédio 11/Sala 06

  • Patologia

    Prédio 11/Sala 05

  • Química Orgânica/Bioquímica

    Prédio 10/Sala 302A

  • Solos/Tecido Vegetal/Efluente

    Prédio 13

  • URITec

    Prédio 7/Sala 306

  • Videoconferência

    Prédio 6/Sala 01B

  • Virologia/Micologia Clínica

    Prédio 10/Sala 305B

  • Botânica e Zoologia

    Prédio - 10

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