1° Encontro técnico sobre manejo da Soja

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
20/11/2017

A URI/FW, através do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, através do curso de Agronomia, promoveu no dia 03 de Novembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen o 1° Encontro Técnico sobre Manejo para altos Rendimentos na Cultura da Soja.


O Presidente da entidade, Sr. Nadir José Busato, abriu o evento destacando a presença dos estudantes, agricultores/associados e do publico em geral.


A programação contou com palestras sobre Qualidade de Sementes para Altos Rendimentos de Grãos de Soja, ministrada pelo professor Dr. Alexandre Gazolla Neto, da URI/FW, que tratou da importância de buscar uma semente de boa qualidade,  que tenha bom vigor para se destacar a campo nas condições climáticas sofridas atualmente e também com melhor resistência a pragas e doenças.


O professor destacou também que o sucesso de qualquer sistema de produção agrícola baseia-se na utilização de sementes de alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária), com potencial de produzir plantas vigorosas e produtivas, de forma uniforme e no menor tempo possível, em que o desafio nesta safra é conciliar a época ideal de semeadura para cada cultivar com as condições ideais para emergência das plantas (Temperatura e Umidade do solo).


A segunda palestra da noite, ministrada pelo professor Dr. Fábio Joel Kochem Mallmann, da URI/FW, tratou sobre o Manejo e Fertilidade do Solo para Altas Produtividades, e destacou a importância de se fazer um manejo adequado do solo antes de se implantar a cultura, pois é o que vai resultar no sucesso da lavoura, assim como a escolha de sementes de qualidade, a fertilidade do solo bem como os nutrientes que podem ser disponibilizado a planta é visto através da analise do solo, em que a coleta e a boa interpretação de uma análise resulta na quantidade de adubação, que deve ser realizada pelo produtor, ocasionando assim uma adubação ideal e de precisão, resultando em menos gastos e com uma melhor produtividade da cultura. 


A terceira palestra da noite foi ministrada pelo professor Dr. Claudir Basso, da UFSM/FW que abordou o tema sobre Manejo de Insetos e Ferrugem Asiática na Cultura da Soja, Basso destaca que é uma das doenças de maior importância da cultura da soja na atualidade, pelo grande potencial de perdas na produtividade, em que a severidade da doença está em função das variações nas condições do ambiente, sendo de ano para ano bem como de local para local, o que resulta na diminuição do rendimento da lavoura.
 

Confira as imagens: