Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
110 anos de Frida Kahlo inspira Alunos da Escola Básica

No dia 06 de julho de 1907, na pequena comunidade de Coyoacán – hoje um distrito –, no México, nascia um dos maiores símbolos das artes plásticas do mundo: Frida Kahlo.
Levando em consideração a importância e influência desse nome para a arte, a professora Vanice Hermel, na disciplina de língua espanhola, convidou os alunos do Ensino Médio da URI para apreciarem e aprofundarem estudos sobre a história de vida da pintora.
Para o alcance dos objetivos propostos a professora dividiu as turmas em grupos distintos, cada um com a incumbência de investigar sobre a biografia, obra, a influência da pintora em seu país e a culinária típica do México. Tudo com muita cor, sabor e traje a rigor.
O resultado da pesquisa não poderia ter sido diferente: os alunos colocaram a criatividade para trabalhar e desenvolveram trabalhos incríveis, a altura da história da mexicana Frida. Durante as exposições dos trabalhos as turmas se envolveram com a história, sentindo o aroma da culinária típica mexicana. O trabalho foi ganhando tamanha proporção que terminou na cozinha do curso de Nutrição, momento em que, além de alimentar o conhecimento, proporcionou aos alunos degustação das delícias de uma cozinha típica do México, com as presenças ilustres das Fridas de cada grupo.
"Uma pesquisa realizada com tanto sabor, jamais é esquecida. Um ensino de qualidade possibilita que o aluno vivencie, dialogue e amplie sua visão de mundo. Despertar o gosto pela arte, pela cultura, pela língua gera prazer e conhecimento. Sair da zona de conforto (sala de aula) e ocupar novos espaços possibilita o desenvolvimento integral do educando, recuperando valores primordiais para o convívio com os demais", destaca a Professora Vanice.