1º Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres reúne 700 pessoas na URI/FW

Evento promovido pela Amzop e pela URI/FW debateu direitos, impactos emocionais e liderança feminina

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
14/08/2025

Cerca de 700 pessoas lotaram o Salão de Atos da URI/FW do dia 11 de agosto no 1º Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Primeiras-Damas e Vice-Damas da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em parceria com a universidade, reuniu lideranças, especialistas e profissionais de diversas áreas comprometidos com a causa.

A primeira-dama de Seberi e da Amzop, Francislaine Balestrin, destacou o papel das primeiras-damas na mobilização por mais proteção. “Cuidar de mulheres é cuidar de famílias e de comunidades inteiras. Juntas, podemos transformar realidades e fortalecer a esperança de um futuro sem violência”, afirmou.

O seminário, alinhado à campanha Agosto Lilás, teve como público-alvo secretárias municipais, agentes de saúde, assistentes sociais, psicólogas, conselheiros tutelares, policiais, vereadoras e demais interessados. A programação incluiu debates sobre direitos e legislação, impactos emocionais da violência, fortalecimento de lideranças e participação feminina na política como ferramenta de transformação social.

A diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, reforçou a importância do evento. “Agosto Lilás é um mês extremamente importante para a sociedade brasileira. Com a Lei Maria da Penha, discutimos identidade feminina, prevenção, vítimas e políticas públicas que podem ser ampliadas nos municípios”, destacou a diretora.

Elisabete ainda enalteceu o sucesso do encontro. “Foi um evento magnífico, com grandes resultados em que 700 mulheres puderam compreender melhor esse tema e perceber a necessidade de sensibilização e capacitação para aplicar essas políticas na prática. Entendemos que foi um momento extremamente especial para a URI, porque como universidade comunitária precisamos estar cada vez mais ampliando esses debates e oportunizando o olhar educativo para que essas políticas, de fato, se constituam. Parabenizamos e agradecemos as painelistas, a mediadora, toda a equipe que trabalhou, a equipe técnica que trabalhou para que esse evento pudesse ser consolidado”, frisou.

O seminário reforçou a importância da articulação entre poder público, sociedade civil e academia no combate à violência de gênero, deixando um legado de diálogo e propostas concretas para a região.

 

Painéis

- Mulheres na Justiça: Conhecendo e Defendendo os Direitos das Mulheres - Para discutir a legislação e os direitos das mulheres, com as painelistas: advogada Patrícia Stieven; promotora de Justiça da 2ª Comarca de Frederico Westphalen, Michele Taís Dumke Kufner e delegada Regional da 14ª DPRI, Aline Dequi Palma.

 

- Reconstruir-se: Violência Psicológica e o Caminho do Cuidado - Para falar sobre o impacto psicológico da violência contra a mulher e estratégias de apoio, com as painelistas: psicóloga Angela Grassi Barbieri e coordenadora do curso de Psicologia da URI/FW, Eliane Cadoná.

- Caminhos de Liderança: Fortalecendo Mulheres para Decidir e Transformar - Mulheres em locais de liderança e a importância de suas vozes na promoção do cuidado com as mulheres, com as painelistas: diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti e comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Nedia Giacomini.

 

- Liderança com Propósito: Mulheres na Política Contra a Violência - Lideranças políticas que utilizam de sua voz e influência para promover políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, com as painelistas: vice-presidente da Famurs, vice-presidente da Amzop e prefeita de Novo Barreiro, Márcia Rodrigues e vice-prefeita de Rodeio Bonito e primeira-dama de Rodeio Bonito, Marcia Vedana Duarte.

Confira as imagens: