26ª Formatura da Escola foi marcada por muita emoção

URI FW
Imagem Notícia

Jeane da Luz - Assessoria de Comunicação URI/FW
05/12/2017

O Salão de Atos da URI – Câmpus de Frederico Westphalen foi palco na noite de ontem de um momento de muita emoção. 39 formandos de duas turmas do Terceiro Ano concluíram uma importante etapa da sua trajetória acadêmica, emocionando seus professores, pais e familiares.


E surpreenderam a todos com o lançamento de uma obra especial, confeccionada pelos próprios formandos, que foi oferecida aos pais como presente e agradecimento pelo apoio incondicional: um livro denominado “Contos Revelados”.


Trata-se de um livro denominado “Contos Revelados”, que reúne contos de todos os alunos dos dois 3º anos da instituição. O livro foi o resultado final de um Projeto Educacional realizado na Escola da URI pela professora Marinice Argenta da disciplina de Literatura. O Projeto tinha como objetivo o desenvolvimento e expansão da criatividade, bem como o interesse e a apreciação pela leitura, a potencialização da escrita, o desenvolvimento da autonomia, dentre vários outros. Assim, os contos foram concebidos através de uma experiência didática que lhes permitiu uma total liberdade de expressão, uma vez que a criatividade e o desenvolvimento de uma autossuficiência faziam parte do escopo dessa prática. 


 
Os alunos inspiraram-se em contos de autores clássicos que foram lidos em sala de aula, também em séries, livros diversos, filmes, mitologias, músicas, histórias reais e fictícias. Processo que os impeliu e estimulou para o desenvolvimento dos contos, todavia, com total liberdade para a sua expressão artística pessoal.


A Direção da Escola parabeniza a professora de Literatura  Marinice Argenta e Alunos pela brilhante iniciativa.

 
Dentre os relatos proferidos pelos alunos, a respeito da realização do Projeto Educacional e do conto em si, podemos verificar que o resultado do Projeto atingiu seus objetivos.

 
 
ALEXANDRE RUZZARIN VANZIN


“A produção do conto foi uma experiência boa para treinar a minha capacidade para a produção de textos. No início foi difícil achar um tema para escrever, pois a história não poderia ser de apenas um parágrafo. A inspiração veio do futebol, que é um esporte que eu gosto e sempre estou buscando saber mais. Eu comecei a pensar em histórias que poderiam acontecer relacionadas ao fanatismo e rivalidade de cada equipe.”

 
ANGÉLICA DA SILVA ZANATTA


“Por toda a minha vida, sempre gostei muito de livros e histórias de James Patterson e Agatha Christie. Então, resolvi escrever algo relacionado a isto, inspirando-me principalmente nesses dois autores, resultando em uma experiência muito boa, pois despertou a minha vontade pela escrita. Durante o desenvolvimento do meu texto, pude perceber minhas dificuldades e consegui saná-las; ajudou-me também na Escola, além de perceber como é complicado escrever algo autoral, a

Confira as imagens: