2º Leituraço reúne gerações através da leitura

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
25/04/2016

Maria Antonia Vitalli aceitou o convite da mãe para ir até a pracinha da URI na tarde quente do último sábado, 23, participar de uma atividade diferente. Em tempos de jogos eletrônicos, séries e filmes em 3D, a menina de 7 anos, escolheu cinco livros para ler ao ar livre. Munida de água e bolachinhas para garantir o lanche, ela conta que nunca tinha feito isso. E que achou legal porque gosta de ler.

Os gibis são a preferência da pequena leitora, mas para a segunda edição do Leituraço, Maria Antonia escolheu um livro que conta o desafio de uma menina cadeirante em fazer amigos. Quando questionada por que é importante ler, ela não titubeou na resposta: ”Pra gente aprender”.


Essa também foi a primeira que vez que Gabriela Seidel, acadêmica do 3º semestre de Letras participou do evento. Acompanhada de colegas do curso e amigos, ela conta porque resolveu aceitar a proposta de leitura na praça. “Eu achei muito interessante a ideia porque é um incentivo maior à leitura. E hoje em dia poucas pessoas se interessam por ler. Então tem que partir de quem gosta para motivar as outras pessoas para que todo mundo tenha consciência de que ler é importante”, comenta a futura professora.


Entre os participantes do evento estava a Diretora Geral da URI/FW, Silvia Regina Canan. A professora fez questão de aproveitar a atividade que segundo ela, oportuniza muito mais que apenas o contato com a leitura: “Muito bacana a ideia do Leituraço. Ela foi muito bonita e eu acho que é um lugar legal para a gente aproveitar, inclusive, para encontrar os amigos. Então a gente faz muitas coisas ao mesmo tempo aqui: lê, conversa um pouquinho, reencontra os amigos e faz uma coisa um pouco diferente que é sair de casa para socializar um pouco com as pessoas esse momento de leitura. Eu vejo que esse momento é bárbaro."



A segunda edição do Leituraço foi organizada pela professora Rosângela Fachel com o objetivo de ocupar os espaços públicos para incentivar a leitura e comemorar o Dia Mundial do Livro. Ela afirmou estar satisfeita quanto ao resultado do evento.


Fico bem feliz que a gente conseguiu agora fazer o segundo Leituraço e que as pessoas estão se interessando e estão se engajando. Alunos de vários cursos e o pessoal veio. Então eu estou feliz com o resultado. Mostra que a gente pode sim propor para as pessoas questões que às vezes a gente acha que não vai ter a resposta e que na verdade é uma questão da gente tentar”, disse a professora.
 

Confira as imagens: