Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
A leitura na formação profissional foi tema da Aula Inaugural das Licenciaturas
Foi realizada, no último dia 08, no Salão de Atos, a Aula Inaugural das Licenciaturas da URI/FW, com a palestra ministrada pela Professora Doutora Tania Mariza Kuchenbecker Rösing, intitulada "A leitura na formação profissional", tema esse que provocou muitas discussões e reflexões sobre a importância da leitura.
A palestrante enfatizou que o hábito da leitura é essencial em todas as áreas do conhecimento e deve ser atingida por todos. Questionou os acadêmicos: “E você, o que está lendo agora?” A partir desse questionamento, sobre que leituras cada um está realizando, para ampliar seu desenvolvimento. Salientou que é indispensável ser um leitor proficiente no contexto atual, como competência básica na formação profissional.
Em relação à leitura e às mídias digitais, ressaltou que é preciso preparar os usuários para dominarem as ferramentas tecnológicas. Assim, irão surgir leitores proficientes em língua portuguesa, com capacidade de dominarem os conteúdos dos textos com que interagem em sociedade. Isso, porque se almeja formar leitores em todas as áreas do conhecimento, com capacidade crítica, capazes de promover mudanças por suas atitudes, mesmo que seja a partir do uso da tecnologia.