A profissão dos sonhos que levou à concretização de muitos outros

Gabriela Bonadiman alcançou seu objetivo de se formar em Fisioterapia, podendo agora ajudar outras pessoas a realizarem os sonhos por meio do seu conhecimento

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
22/06/2022

Gabriela Bonadiman, de 23 anos, sempre desejou fazer Fisioterapia. Ao terminar o ensino médio em 2015, ela já sabia que queria cursar esta graduação e prestou vestibular na URI, Câmpus de Frederico Westphalen, porém por questões financeiras não conseguiu seguir os estudos. Por isso, decidiu se dedicar ao Exame Nacional do Ensino Médio e, em 2017, ingressou na URI com bolsa 100% no Programa Universidade Para Todos.

A fisioterapeuta conta que sempre focou em realizar a graduação dos sonhos na URI/FW devido à alta qualificação dos professores, à estrutura dos laboratórios de práticas e também do currículo do curso, além das diversas oportunidades oferecidas pela universidade, como a participação em projetos de pesquisa e extensão e estágios. Uma dessas oportunidades que marcou a trajetória de Gabriela na universidade foi seu estágio na Clínica Escola de Fisioterapia.


A experiência na clínica

A Clínica Escola de Fisioterapia é um espaço onde os acadêmicos do curso realizam aulas práticas e atendimentos, supervisionados pelos professores, com pacientes. O objetivo principal da clínica é prestar atendimento humanizado e de forma gratuita à comunidade de Frederico Westphalen e região, proporcionando experiência aos acadêmicos, para estarem ainda mais qualificados para o mercado de trabalho.

O atendimento é oferecido a pacientes de todas as áreas, tanto adulto como pediátrico, como neurológicos, da ortopedia, traumatologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia. Gabriela destaca que algo muito importante para todos da clínica foram os pacientes da área respiratória, desde o início da pandemia, devido à possibilidade de ajudar na reabilitação de muitos casos pós-Covid.

De acordo com Gabriela, o que chama atenção são pessoas que não tinham condições de pagar pelo atendimento e, na URI/FW, são consultadas de forma gratuita, qualificada e humanizada. “Muitos pacientes que não tinham esperança de mudanças podem alcançar uma melhora significativa na sua qualidade de vida. A estrutura da Clínica Escola é muito boa e os atendidos são muito gratos, pois a Fisioterapia oferece uma melhor qualidade de vida, redução da dor, funcionalidade e prevenção de algumas patologias”, explica a fisioterapeuta.

- Uma paciente que marcou a minha vida foi uma senhora que tinha incontinência urinária há muitos anos e quase não saía de casa por causa disso. Com a Fisioterapia, ela conseguiu voltar a ter uma vida social normal. Outros pacientes muito especiais foram alguns neurológicos com disfunções que nem eles mesmos acreditavam que podiam melhorar, que chegaram aqui de cadeira de rodas ou que atendemos em casa, totalmente acamados, e hoje em dia vêm até nós caminhando, seja de andador ou de muletas. Temos o exemplo de uma senhora que não conseguia ir na missa, pelas dificuldades físicas que enfrentava, e hoje em dia frequenta a igreja. Ela com frequência nos visita, pois é muito grata. Os pacientes da Fisioterapia são, no geral, muito gratos, porque, depois do tratamento, são capazes de realizar coisas que antes não faziam, que podem ser simples mas, para eles, devido à reabilitação, são importantes. Ver essa melhora em nossos pacientes é muito gratificante - relata.

Na clínica, são atendidos mais de 150 pacientes por semestre e realizadas mais de três mil sessões de atendimento. “A demanda é muito grande e, às vezes, chegamos a ter fila de espera devido à adesão da comunidade. Com nossos atendimentos, auxiliamos também os profissionais de saúde do município. Muitas vezes, a prefeitura tem muitos pacientes para serem atendidos que são encaminhados para cá, assim, o Sistema Único de Saúde não fica sobrecarregado”, frisa.


Outras ações da Fisioterapia na comunidade

A URI/FW oportuniza para os acadêmicos de Fisioterapia várias opções extracurriculares. Gabriela lembra que, durante a graduação, sempre estudou a questão do atendimento humanizado, que busca tratar o paciente e não sua patologia, levando em consideração a vida e a história dele para o atendimento ser mais completo e especializado.

Além de atuarem na Clínica Escola de Fisioterapia, os alunos da URI/FW também realizam atendimento domiciliar por meio dos estágios de Promoção da Saúde, onde pacientes acamados que não têm condições de comparecer à clínica são atendidos em casa. Outra área em que estes acadêmicos estão envolvidos, é nos estágios no Hospital Divina Providência, tanto nos leitos clínicos como na UTI.

Gabriela comenta que é grata pela oportunidade de estudar na URI/FW e desfrutar da estrutura, e que não se imagina exercendo outra função que não a de fisioterapeuta. “O ensino da URI é de muita qualidade e os professores são excelentes na área em que atuam. A Clínica Escola de Fisioterapia oferece estrutura com bons aparelhos, possibilitando o atendimento dos pacientes com os melhores recursos possíveis. Para o aprendizado do aluno isso é muito bom”, complementa.



Confira as imagens: