Aberto o PIBID de Matemática
A URI/FW, através do curso de Matemática, abriu oficialmente as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Matemática.
O evento que contou com a presença de acadêmicos e professores do curso foi realizado no dia 21 de agosto
O PIBID de Matemática conta com a colaboração da Coordenadora do curso de Matemática, professora Vildes Mulinare Gregolon, do Coordenador do Subprojeto PIBID/Matemática, professor Carmo Henrique Kamphorst, da Colaboradora do Subprojeto, professora Eliane Miotto Kamphorst, do Diretor da Escola Campo, professor Evaldo Frizon e das professoras Supervisoras do Subprojeto, Daniela Marion, Maria Margarete Scapin e Marliza Brondani Peretto e ainda dos Bolsistas do Subprojeto, que serão 24 acadêmicos do curso de Matemática da URI/FW.
A execução do projeto prevê a inclusão dos 24 bolsistas do curso de Matemática da URI/FW no contexto escolar da Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú.
Os objetivos do referido subprojeto são inserir o bolsista no contexto da escola de educação básica a fim de conhecer sua organização, infraestrutura e a organicidade da instituição escolar; acompanhar práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Matemática da escola; conhecer e analisar as propostas para o processo de ensino-aprendizagem no componente curricular de matemática, apresentadas nas Políticas Públicas Nacionais de Educação.
Também dominar o conhecimento pedagógico do conteúdo curricular e o conhecimento das ações pedagógicas que permitem transformar os objetos de estudo em objetos de ensino e aprendizagem, planejar ações a serem desenvolvidas na escola, tais como: aulas de apoio pedagógico, aulas de reforço, oficinas, gincanas e inserções em outras atividades promovidas pela unidade escolar; construir materiais didático-pedagógicos de Matemática voltados à ampliação de do leque de possibilidades de instauração de situações de aprendizagem de conhecimentos matemáticos a ser usados nas atividades didáticos, organizar e ampliar o acervo do Laboratório de Ensino de Matemática da unidade escolar e ainda desenvolver práticas pedagógicas (tais como, monitorias, aulas de reforço, oficinas) embasados em referenciais teóricos da educação matemática e no emprego metodologias e recursos didáticos consonantes com as atuais demandas da educação.
De acordo com o professor Carmo, Coordenador do Subprojeto PIBID/Matemática, a importância do programa para os acadêmicos do curso, além da bolsa mensal de R$400,00, é que a participação no projeto possibilitará uma formação mais ampla no sentido de viabilizar a vivência do contexto escolar e provocar reflexões embasadas nas teorias estudadas no curso de licenciatura. Para a comunidade escolar representará mais uma forma de apoio pedagógico na forma de oferta de monitorias, aulas de reforço, oficinas e constituição de um acervo para o Laboratório de Matemática da escola.
Segundo a coordenadora do curso de Matemática, Professora Vildes Mulinari Gregolon, o Programa foi criado pelo Ministério da Educação